quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Escola Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Introdução ao VT

Plano de Aula 1

AULA
DATA
CONTEÚDO
TEXTO BÁSICO
01
28/02
Apresentação do Curso
Aspectos Introdutórios ao Estudo do VT
O Pentateuco: De Gênesis a Êxodo
Panorama do AT – cap.1,2
Conheça Melhor o AT – pg.13-35
Entenda o AT – pg. 11-24

I. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS DO VT

1. Por que estudar o VT?

- É o livro dos judeus e cristãos
- É menos conhecido do que o NT
- Há um preconceito [velho?!] e uma natural dificuldade na leitura [contexto]
- Há uma visão distorcida de Deus, no VT Deus irado; no NT um Deus de amor.
- É fundamental para a compreensão do NT [Ex. Gl 4:21-31]
- O NT possui cerca de 600 referencia do VT

2. Você já leu o AT? É familiarizado com o seu conteúdo?
   - Sabe a ordem dos livros?
   - Onde está registrado a profecia da morte do servo sofredor?
   - Qual é o conteúdo de Daniel? Ou o que trata Jonas?
   - Qual é o conteúdo mais conhecido ou amado e o mais desconhecido?

3. Qual é a mensagem central do VT?

 Há um grande debate, entre tantas respostas...

- Aliança [Deus escolhe o povo de Israel e a este povo eleito quer transmitir a sua Palavra]
- Promessa [Jesus, o redentor virá]
- Juízo e Misericórdia 

4. Os Tempos do AT

- A história do VT é registrada entre Gn a Et [17 livros]: De Adão a Terá e depois de Abraão [2000 a.C] até a reconstrução dos muros de Jerusalém [450 a.C]. Os demais livros [poesia e profecia] ampliam a visão fornecendo detalhes políticos, religiosos e culturais.

- O AT [basicamente é uma narração histórica] é mais do que um relato sobre a nação judaica, é revelação de Deus [Lc 22:44 Rm 3:2]. São relatos naturais guiados pelas obras sobrenaturais de Deus.

5. Uma visão panorâmica do VT

A era dos primórdios [Gn 1-11]
Os patriarcas [Gn 12-50]
Israel torna-se nação [Ex a Dt]
Conquista e ocupação [Js, Jz e Rt]
O reino unido [I e II Sm, I e I Re, I e II Cr]
A era pós-exílica [Ed, Et e Ne]

6. Uma visão dos livros

Livros Históricos [17 livros - Gn – Et]
Livros Poéticos [5 livros – Jó – Cantares, Lm]
Livros Proféticos [17 livros – Isaías – Malaquias]

Obs. Na bíblia hebraica são 24 livros a ordem é A Lei [5- Torah], Os Profetas [8 -Js, Jz, Sm e Rs, Is, Jr, Ez e os 12 menores], As Obras Literárias [11- Jó, Sl, Pv, Ct, Rt, Lm, Ec, Et, Dn, Ed-Ne, Cr]

II. GÊNESIS [Origem / “Bereshith”= “No princípio”]

AUTORIA [Pentateuco]: Moisés

1. O Pentateuco testemunha [Ex 17:14, 34:27. Dt 31:9,24]
2. O NT confirma [Jo 1:17, 5:47, 7:19, Rm 10:5, 19]
3. Ele dispunha de fontes orais e escritas para contar a história de Israel.

PROPÓSITO

1. Histórico – Narrar à origem do homem, sua queda e juízo e o programa redentor de Deus.
2. Teológico – Salientar a soberania de Deus sobre a criação e enfatizar a responsabilidade do homem para com Deus soberano.

ESBOÇO

1. A Era dos Primórdios [Gn 1-11]

a. Criação [1-2]
b. Queda [3-6]
c. Dilúvio [6-8]
d. A Nova Geração [9-11]

2. Os Patriarcas [Gn 12-50]

a. Abraão [12-24]
b. Isaque [21-26]
c. Jacó [27-36]
d. José [37-50]

CONTÉUDO PRINCIPAL

- Gn 1-11, da criação até aproximadamente 2000 a.C  [maior que o restante do VT] e é a introdução de toda a Bíblia. É fundamental na compreensão das Escrituras.

Criação

- Deus é o sujeito, sua existência é presumida. O relato é literário, não científico.
- A criação é a partir do nada [vb. bara – ex nihilo] pela palavra [Hb 11:3]. Sua palavra é poderosa!
- A criação foi uma série ordenada de atos divinos. O trabalho de Deus é bom. As coisas criadas são boas!
- O dia da criação é de 24 horas:
  a. A expressão tarde e manhã [Gn 1:5,8]
  b. Ex 20:11 compara os seis dias com seis dias literais de uma semana.
  c. Deus criou o mundo “envelhecido”.
- O homem é a coroa da criação, sendo dotado da imagem e semelhança de seu Criador.

A Queda

- Gn registra a entrada do pecado e do mal no mundo. Ele não foi criado por Deus, mas surgiu no coração de Adão e Eva. A causa foi a rejeição a vontade de Deus, não o ambiente, nem a serpente e nem mesmo o fruto. A vontade de Deus é a melhor!
- O pecado se alastrou do primeiro casal, ao lar e do lar a toda sociedade [Gn 6:11-12]: ciúme, assassinato, medo, imoralidade e orgulho. No entanto temor e devoção são vistos em Abel, Enoque e Noé.
- Deus pronunciou julgamento em todas as partes envolvidas como também preanunciou a redenção, prometendo que um descendente da mulher obteria a vitória sobre a descendência da serpente [o Proto-Evangelho Gn 3:15]. Deus fez provisão ainda no Jardim do Éden por meio das vestimentas de pele, deixando claro que o derramamento de sangue era o meio de redenção.

O Dilúvio

- A grande iniquidade foi a causa do julgamento. Deus preanunciou o julgamento e concedeu graça a Noé.
- Deus preservou a vida humana e animal por meio da arca.
- O dilúvio foi um julgamento terrível e universal que serviu de advertência para o restante da humanidade [I Pe 3:20, II Pe 2:5, 3:3-7]

Abraão [O homem que Deus chamou]

- É um dos personagens mais conhecido. Considerado um patriarca pelo islamismo, judaísmo e cristianismo. É o pai da fé e o amigo de Deus.
- Era de família idólatra [Js 24;2,3] e com ele Deus fez uma aliança, chamada de Aliança Abraâmica  [Gn 12:1-3]. Nesta aliança Deus prometeu: [1] Povo [2] Terra e [3] Bênçãos. Deus ratificou sua aliança com Abraão em outros seis encontro [12:1-3, 7, 13:14-17, 15:8-18, 17:10, 22:16-18]. Essa aliança era incondicional, garantida somente por Deus, não podendo ser anulada pelas falhas de Abraão. Foi parcialmente cumprida na primeira vinda, mas aguarda cumprimento final na segunda vinda. [Gl 3:16]

Isaque [O homem que Deus guiou]

- Deus providenciou para ele uma esposa, fê-lo um pai, o sustentou em tempo de fome. Três coisas na vida de Isaque ilustram atitudes sábias: altar [adoração] , acampamento [peregrinação] e poço [recursos]  [Gn 26:25]

Jacó [O homem que Deus mudou]

- Jacó, um homem autoconfiante, que viveu problemas e dificuldades familiares, mas foi extremamente abençoado por Deus e também por Ele transformado em seu caráter e nome [Gn 32:24-32]

José [O homem que Deus usou]

- Era o filho predileto de Jacó. Desprezado, perseguido e vendido pelos irmãos. Pelo amor a pureza foi preso, injustiçado e esquecido. Depois lembrado e abençoado para ser o instrumento de Deus para cuidar de seu povo. Deus usou a tragédia para seus propósitos.

Desafio: 
Como foi que Caim conseguiu sua esposa?
Onde está Cristo em Gênesis?

III. ÊXODO [Hb. “São estes os nomes” / LXX “saída”]

AUTORIA [Pentateuco]: Moisés

PROPÓSITO

Descrever como Deus livrou Israel da servidão do Egito conduzindo-o a uma condição de um povo num relacionamento de aliança com Ele. É o registro do passado glorioso, do livramento e da redenção de Deus pelo seu poder e pelo sangue do cordeiro.

ESBOÇO

1. A Saída – O poder de Deus [1-18]
2. A Lei – Os princípios de Deus [19-24]
3. O Tabernáculo – A presença de Deus [25-40]

CONTÉUDO

A Vida de Moisés – 3 períodos de 40 anos

1. 0-40 anos que vão do lar dos seus pais ao palácio. No lar materno sua formação espiritual, na corte de faraó seu conhecimento intelectual, militar e político.
2. 41-80 anos exilados em Midiã, meditando e trabalhando como pastor. Casou-se e formou uma família.
3. 81-120 anos viveu no Egito e no deserto sendo um líder do seu povo. Servindo como profeta ensinou, como sacerdote intercedeu e como rei guiou e organizou o povo.

As Pragas

- As 10 pragas tiveram como propósito demonstrar o poder de Deus, sendo para faraó a oportunidade de se submeter a vontade de Deus, mas seu coração ficou endurecido.
- É o registro dos grandes milagres de Deus depois da criação, tais milagres visavam confirmar a Palavra de Deus por meio de Moisés.

A Páscoa

- É a mais importante [7 de setembro do Brasil ou 4 de julho do EUA] das festas de Israel. Tendo como finalidade: [1] Comemorar a salvação [2] lembrar que cada pessoa necessita de redenção espiritual do pecado pelo sacrifício de um cordeiro [3] Ensinar a necessidade da morte de Cristo que tipifica o cordeiro [Jo 1:29]

A Lei

- Nenhum documento escrito influenciou tanto a sociedade como a lei de Moisés [Moral + Civil + Cerimonial]
- Ela foi dada como objetivo revelar os princípios espirituais e morais de Deus ao seu povo, como um modo de vida não como um meio de salvação [Rm 3:31]. Retrata a santidade de Deus e a separação do homem pelo pecado.
- A lei moral foi repetida no NT, menos o sábado. [Ex 20:1-17]

O Tabernáculo 

Retrata a presença e a graça de Deus, como um lugar de encontro e comunhão pelo sangue. Retrata como um homem deve se aproximar de Deus [Deus é quem estabelece o modo].
 -Altar - Perdão pelo sangue
 -Pia [bacia] - Purificação pela limpeza
 -Santo Lugar – Poder de Deus pela participação e oração
 -Santo dos Santos – Presença de Deus pelo sangue aspergido e obediência.

Desafio:

Se é errado fazer imagens de escultura, por que então Deus ordenou a Moisés que fizesse uma? [Ex 25:18]
Onde está Cristo em Êxodo?


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