terça-feira, 6 de março de 2012

Escola Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Introdução ao VT

Plano de Aula 2

02
06/03
O Pentateuco: De Levítico a Deuteronômio.
Panorama do AT – cap. 3,4
Conheça Melhor o AT – pg. 46-62
Entenda o AT – 31-42

I. LEVÍTICO [Chamou o Senhor = Enfatiza o fato do Senhor falar do Santuário]

1. Autoria: Moisés

2. Propósito
Chamar o povo de Deus para a santidade pessoal, sendo que os rituais retratam a santidade de Deus e enfatizam que a comunhão com Ele deve ser feita na base da expiação pelo pecado e vida obediente.

“Uma livro para os Sacerdotes” ou “A lei dos Sacerdotes”

3. Esboço

1. Sacrifícios [1-7]
2. Sacerdotes [8-10]
3. Regulamentos [11-27]

4. Conteúdo

1. Termos Chaves

 - “Santo” [kodesh] é usada predominantemente no livro. É usado para o Senhor, lugares, coisas e pessoas [Lv 11:44]. Aqui significa separado para Deus.
- As instruções não são um meio de salvação, mas de comunhão, de aproximação de Deus. A redenção é tipificada no cordeiro da Páscoa, não nas ofertas levíticas. Estas ensinam a adorar, dar graças, restaurar a comunhão interrompida pelo pecado.
- “Sangue” [93x], talvez nossa mentalidade atual tenha resistência em falar de sangue e derramamento de sangue como algo devocional, mas naquela época matar um animal para uso doméstico ou religioso não era algo incomum. Mas sangue e o seu derramamento é crucial na velha aliança [Lv 17:11]

2. Os Sacrifícios

- Esta prática já fora ministrada a Adão e Eva quando expulsos do Éden. Uma vez como nação organizada e aliançada com Deus, receberam diretrizes específicas com respeito aos sacrifícios.
- Eram 4 tipos:
a. Holocaustos – Era um sacrifício todo consumido, significando total consagração [Hb 10:1-3, 10-11]
b. Sacrifícios Pacíficos – Oferta voluntária em que o sacerdote e o ofertante comiam parte do animal, implicando comunhão [Ef 2:13]
c. Ofertas pelo Pecado – Esse sacrifício era requerido por pecados de ignorância cometidos inadvertidamente [Jo 1:29, 6:51]. [Pecados de rebelião absoluta e atitudes desafiadoras [Nm 15:30] não havia sacrifício disponível]
d. Ofertas pela culpa – Se alguém infringisse os direitos de uma outra pessoa, deveria fazer este sacrifício e restituir o prejuízo sempre que possível [Cl 2:13]

3. Sacerdotes
 - No tempo patriarcal o oficio sacerdotal era dos líderes da família, este ofício passou para Arão e seus descendentes. Eles representam o povo diante de Deus.

Características:

a. Homens da tribo de Levi, da casa de Arão
b. Banhar-se, ser vestido com vestes especiais, sacrificar e aspergir o sangue em si [orelha, polegar e dedão do pé direito]
c. Cristo é nosso sumo-sacerdote [Hb 1:3, 5:1-10, 7:25] e nós somos sacerdotes [I Pe 2:5,9 Ap 1:6], tal como fomos escolhidos, purificados e devemos nos vestir com vestes do viver puro e justo [Ap 7:14], e oferecermos sacrifícios, não com sangue [Rm 12:1,2, Hb 13:15].

Desafio:

Quais são as principais festas de Israel e seu significado?
Onde está Cristo em Levítico?

II. NÚMEROS [Falou o Senhor ou No Deserto/ Livro enfatiza lista numéricas]

1. Autoria: Moisés

2. Propósito

Preservar um registro da paciência de Deus para com o povo que ele escolhera, e demonstrar que a redentora misericórdia divina não impediu que ele os castigasse severamente por causa dos pecados deles. Mesmo tendo redimidos graciosamente, não os libertou para uma vida permissiva  e independente, salvou-os para a disciplina, serviço e batalha. É uma narrativa comovente e deprimente das andanças do povo no deserto, seus fracassos e os juízos de Deus.

3. Esboço

1. Deus ensina o seu povo [1-8]
2. Deus guia seu povo [9-10]
3. Deus corrige seu povo [11-20]
4. Deus ajuda seu povo [21-36]

4. Conteúdo

1. Organização

- Levítico fala da organização para adoração; Números para o serviço e a guerra. É feito um recenseamento [600 mil], instrução de acampamento e marcha, são disciplinados e orientados obedecerem as autoridades. Lei e ordem é necessária e essencial para o povo de Deus. Deus ama a ordem, ele opera conforme um plano e espera que sejamos assim.

- Deus cuida da vida espiritual [separa os levitas para auxiliar o sacerdócio – Nm 3-4], zela pelo bem-estar  físico impondo regras para sua saúde [5:1-10] e o bem-estar moral [Nm 5:11-31]

2. Voto Nazireu [Nm 6]

 - Era um voto realizado por qualquer um para que pudesse oferecer culto especial ao Senhor, expressava ação de graça, tais pessoas eram privados de comer ou tomar o fruto da videira, fazer uso da navalha e aproximar-se de um cadáver. Vinha ilustra vida estabelecida, mas eles são peregrinos como nós [I Pe 1:17; 2:11], o não corte nos cabelos testemunhava publicamente seu voto, a morte era o resultado da corrupção do pecado, aponta para santidade. Assim o voto ilustra uma vida dedicada de peregrinação, testemunho e santidade.

- O voto era seguido pela benção sacerdotal [Nm 6:22-27]. Lembra o poder preservador, o favor generoso e paz duradora de Deus.

3. Rebeliões

- O povo de Israel reclamava do presente e elogiava o passado, desprezavam o maná e lembravam do melão, cebola, alho, etc do Egito. Deus reage a ingratidão, deu-lhes cordonizes.
- Arão e Miriam foram punidos por invejarem a nMoisés. Assim como outros rebeldes ergueram-se contra a liderança de Moisés e foram punidos em Cades. Ali Moisés ofende a Deus por falta de fé ou da impaciência [20:11-12], ao bater na pedra. A rebelião e a murmuração marcaram esta geração de peregrinos a ponto de serem impedidos de entrarem em Canaã, peregrinando no deserto até a geração toda desaparecer. [Hb 10:26]
- Os escritores do NT veem nestas experiências como exemplos para os cristãos [I Co 10] para não cairmos na murmuração, Hebreus adverte sobre o perigo do endurecimento ao não quererem ouvir a voz de Deus [Hb 3:12-4-8].

Desafio

Nm 5:13-22 não parece ser superstição? Explique o porquê desta prática.
Onde está Cristo em Números?

III. DEUTERONÔMIO [Hb - São estas as palavras/LXX - Segunda Lei]

1. Autoria: Moisés

2. Propósito

Preparar a nova geração de Israel para viver em Canaã mediante a reafirmação da Lei. Expressa a parte fundamental da Lei em forma de sermão, lembra-lhes o passado, exorta-os no presente e encoraja-os para o futuro. Moisés faz uma retrospectiva e uma perspectiva.

3. Esboço

1. Os atos de Deus [1-4]
2. As leis de Deus [5-30]
3. Os servos de Deus [31-34]

4. Conteúdo

1. Repetição da Lei

- Eles são repetidos, mas com alguns detalhes e ênfases. Devem ser transmitidos para os filhos, mas não apenas ensinadas devem ser obedecidas, o esquecimento levará a idolatria. A vida do homem não pode suportar o vácuo espiritual. Se o amor para com Deus sair, então algo mau substituirá.
- A verdadeira espiritualidade envolve toda a vida – assuntos legais, domésticos, comunitário.

2. Palavras-Chaves

[1] Lembrem-se – convida a voltarem para o passado. Deus fez grandes coisas. Esse exercício é fundamental para uma espiritualidade sadia. É fácil demais nós cairmos no pecado da ingratidão. [Sl 103 / Ceia do Senhor]
[2] Amor – Só sabemos amar porque fomos amados, Dt aponta esta verdade, Deus ama Israel não porque são mais numerosos [7:7] mas porque quis. Deus nos ama, devemos ama-La e amar o próximo!
[3] Acautelem-se – Uma vez fincados e próspero  tomem cuidado para que a prosperidade material não os afastem de Deus. Prosperidade material e o viver piedoso nem sempre são bons amigos! Riquezas trazem ameaças!
[4] Obedeçam – Obediência traz bênçãos, desobediência maldição!

3.  “Shema” de Israel [Dt 6:4-9]

- É a teologia central dos hebreus, repetido no NT [Mt 22:37]

4. Curiosidades Importantes

- Dt é o livro teológico principal do AT. Os elementos centrais da Teologia dos hebreus acham-se aqui. Há 259 referências dos demais 4 livros do Pentateuco.
- É o livro do AT mais citado, 356 vezes, e mais 190 vezes no NT.
- É o livro favorito de Jesus, pois ele citou mais do qualquer outro livro. Usou na tentação [Mt 4]
- O fim da vida de Moisés é magnifico. É um momento de transição, Josué, um novo líder surge. O velho
guerreiro sairá de cena.

Desafio
  
Onde está Cristo em Deuteronômio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário