quarta-feira, 21 de março de 2012

Escola Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Introdução ao VT

Plano de Aula 4


AULA
DATA
CONTEÚDO
TEXTO BÁSICO
04

Os Históricos: De Josué a II Samuel
Panorama do AT – cap. 5,6,7
Conheça Melhor o AT – pg 63-102
Entenda o AT –43-70

I. RUTE [Amizade]

1. Propósito

Retratar o ânimo religioso e o amor de duas mulheres de países diferentes numa época de rivalidade inter-racial, violência e idolatria. Lembrar a genealogia de Davi.

2. Conteúdo

- Livro curto, mais de grande importância. Esta história pertence dentro do tempo dos Juízes. Narrando a história de um casal de Belém [Elimeleque e Noemi] que saíram de Judá em vista da fome, com seus 2 filhos e foram para Moabe. Elimeleque morreu e seus filhos casaram com moabitas [Orfa e Rute], depois de 10 anos, os filhos morreram. Restando 3 viúvas. Então Noemi decidi voltar ao saber que a fome terminara, Rute a segue, creio ali “convertendo-se”, ficando atraída por sua fé.

- Elas voltam no tempo da colheita, e lhes é permitido “respingar” [Lv 19:9-10, 23:22, Dt 24:19]. Deus estruturou uma lei social [“bolsa família” x “vara de pescar”]. Rute foi trabalhar e Deus a guiou para o campo de Boaz, que era parente de Noemi, que pela providência terminou em achar Rute, casando-se com ela. Seu filho seria o avô de Davi [Rt 4:14-22]

a. Livro que Honra as Mulheres

Dois livros do VT têm nome de mulher, Ester e Rute. Na época de Rute destaca-se ainda Débora e Jael. O amor e a fé de Rute são singulares.

b. Fé gentia no AT [1:16]

Sua expressão de fé é uma clara indicação de que Deus não é apenas dos judeus, é para todos os povos e nações. Assim como Raabe veio a se converter por temor [Js 2:9-13]; Rute veio por uma reação de amor [1:16]. O Senhor usa tanto o amor como o medo para ativar a fé no AT e NT.

3. Lições

a. Ponha Deus em primeiro lugar.

Aqueles que o honra, Ele o honrará. Rute pois sua confiança em Deus, que poderia parecer aos olhos de uma pessoa pagã que este Deus não cuidava de seu povo. Sua ação foi um passo de fé, tendo em vista que não conhecia Israel, que estava deixando sua terra e que Noemi poderia morrer. Rute se refugiou em Deus [2:22]. Sua devoção foi recompensada. Não devemos trabalhar ou servir por recompensa, mas é fato que Deus opta pra dá-la.

b. Deus guia os passos daquele que nEle confia. [2:3]
Deus nos ama guiar-nos.

c. Deus cuida de nós.

Judá tinha fartura, mas Noemi não tinha dinheiro, mas Deus amparou as amigas nesse momento providenciando o sustento.

II. I E II SAMUEL

Na Bíblia hebraica é só um livro, chamando-os “profetas anteriores” ele criam que Deus falava pelos atos históricos.

1. Propósito

O livro tem como objetivo é apresentar a história de Israel desde o estado anarquia ao estado de monarquia teocrática.

2. Conteúdo

Os personagens principais apresentam o conteúdo principal dos livros:

a. Eli [I Sm 2:12-36]

- Era um juiz, agindo como um sacerdote e profeta, mas tendo uma liderança política em Israel. Eli, no entanto é um modelo desastroso de liderança religiosa e familiar. Ilustra o estado em que se encontra a nação. Seus filhos eram devassos e Eli não disciplinava [I Sm 3:13, 2:29]

b. Samuel

Samuel foi o escolhido de Deus para substituir Eli. O período começa com opressão dos filisteus, a arca tinha sido roubada e isto trouxe desgraça sob os filisteus, que a devolve a Israel, após sete meses em uma carroça. Samuel usa esta situação para chamar o povo a uma fé renovada. Assim o povo confessa seus pecados e serão vitoriosos sob os filisteus durante o governo de Samuel [I Sm 7:3-17]. Samuel ungiu dois reis, Saul e Davi. Infelizmente tem-se uma nota triste em Samuel, seus filhos não temia ao Senhor [I Sm 8:3]

c. Saul [I Sm 9-15]

O povo não percebia uma liderança adequada nos filhos de Samuel e assim implorou por um rei. Samuel não viu com bons olhos tal pedido [I Sm 8:4-22]. Tal opção era a confiança mais na aparência física do que na força espiritual.

Ele era alto e acanhado [9:1-2], ele não queria governar [10:21-22], começou bem no reinado, mas não demorou muito, Saul revelou-se um homem impaciente, por querer assumir uma função sacerdotal ao ofertar sacrifícios foi por Samuel exortado [13:1-15]. Ele era um homem tempestuoso [14:24-45], avarento [15:9], hipócrita [15:13] e desobediente [15:17-23]. Saul tornou-se inimigo de Davi, tentando-o matar, por inveja e ciúmes. Saul por fim veio a consultar uma feiticeira para conversar com Samuel. Terminou sua vida de uma forma trágica e inglória, ao suicidar-se, demonstrando a futilidade de uma mera aparência na execução da obra do Senhor.

d. Davi

É um dos homens mais estimado na Bíblia. Ele é o padrão para qual Deus vai avaliar todos os demais reis. Foi escolhidos por Deus e ungido por Samuel, embora aparentemente não possuísse o “perfil” para ser um rei. Sua vitória contra o gigante filisteu demonstra sua confiança e fé em Deus. É o homem segundo o coração de Deus. Seus salmos são inspiradores. O que faz Davi ser tão grandioso?

[1] Seu amor por Deus, sua relação de profunda afeição é algo tocante [Sl 16, 42, 63]
[2] Tinha uma grande e inabalável confiança em Deus
[3] Era um servo humilde mesmo sendo um grande rei
[4] Aprendeu a esperar no Senhor, deixando qualquer sentimento de vingança pessoal
[5] Mostrou capacidade de aceitar sua culpa e reagir positivamente diante do castigo de Deus
[6] Amava e era companheiro de seus amigos e servos.

Se Davi é grandioso, não podemos negar suas fraquezas:

[1] O pecado com Bate-Seba [II Sm 11-12]
[2] A tragédia dos filhos –

- Teve 12 esposas e 10 concubinas, 21 filhos e uma filha. Amom, Absalão e Adonias morreram tragicamente, sendo um potencial herdeiro  ao trono. Davi foi responsável por sua péssima condução na liderança do lar [I Rs 1:6. O que nos parece difícil de lidar é que homens como Davi e Samuel não foram bons pais, tendo filhos que não era piedosos; enquanto que Saul, teve um filho piedoso: Jônatas [Ez 18]

 Desafio: 

Quem de fato veio a conversar com Saul, quando este foi buscar a feiticeira de En-Dor, Samuel ou um demônio? [I Sm 28:7ss]


Nenhum comentário:

Postar um comentário