quinta-feira, 8 de março de 2012

O LIVRO PREFERIDO DE JESUS



"Amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade...[Dt 30:20]



  Todos os 66 livros são especiais, não há livro mais inspirado do que outro. Embora possamos nos identificar com um em especial, reconhecemos, como afirma nossa confissão de fé, a inspiração verbal e plenária das Escrituras Sagradas. No entanto quero fazer referência a um livro no VT que me parece ser o “xodó” de Cristo. Trata-se de Deuteronômio. E certamente há motivos para isto. Seu título no hebraico é “Palavras” mas na LXX [versão grega] é “Segunda Lei”, por se tratar de um livro que condessa e repete a Lei mosaica. Quatro palavras chaves formam o conteúdo deste livro:

[1] Lembrem-se – Convida a voltar para o passado. Deus fez grandes coisas lá sendo esse exercício fundamental para uma espiritualidade sadia. É fácil demais cairmos no pecado da ingratidão.

[2] Amor – Só sabemos amar porque fomos amados, este livro aponta esta verdade, Deus ama Israel não porque são mais numerosos [7:7], mas porque quis. Deus nos ama, devemos ama-lo e amar o próximo!

[3] Acautelem-se – Uma vez fincados na terra e prósperos o povo devia tomar cuidado para que a prosperidade material não os afastasse de Deus. Prosperidade material e o viver piedoso nem sempre são bons amigos! Riquezas trazem ameaças!

[4] Obedeçam – Obediência traz bênçãos, desobediência maldição!

  É desse livro maravilhoso que temos o “Shema” de Israel [Dt 6:4-9], a doutrina central da teologia hebraica: Deus é um e por isso devemos amá-lO. Sem dúvida Deuteronômio é o livro teológico principal do AT. Os elementos centrais da Teologia dos hebreus acham-se aqui. Há 259 referências dos demais 4 livros do Pentateuco.  É o livro do AT mais citado, 356 vezes no AT e mais 190 vezes no NT. E em especial parece ser o livro favorito de Jesus, pois ele citou mais do qualquer outro livro. Usando-o em quatro citações quando foi tentado por Satanás [Mt 4]. O fim do livro é magnifico. Fala de dois grandes servos, Moisés e Josué.  É um momento de transição, Josué, um novo líder surge. Moisés, o velho guerreiro, sairá de cena. Este foi amado por Deus tanto que o próprio Senhor cuidou de seu enterro. Moisés deixou nesta obra magnífica verdades que ele conheceu do Deus que tanto amou e foi amado. Ele é o Deus que vai à frente de seu povo com passos largos, preparando o caminho adiante [31:3], Ele fica ao nosso lado quando as dificuldades nos assaltam [31:6-8,23] e é a Rocha sob nossos pés quando sentimos que tudo mais está escorregadio [32:4,15,18,30,31]. Ele é paciente, como a águia treinando no voo seus filhotes [32:11,12], e Ele é, de uma só vez, como uma fortaleza a nossa volta e braços fortes debaixo de nós [33:27]. Os que confiam nEle são verdadeiramente felizes [33:29]. Leiamos, portanto, o livro preferido de Cristo.

Pr. Luiz Correia
[Prega a Palavra]

Nenhum comentário:

Postar um comentário