terça-feira, 5 de junho de 2012


Escola Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Introdução ao VT

Plano de Aula 9


05/06
Os Livros Proféticos
Panorama do AT – cap. 12-23
Conheça Melhor o AT – pg. 214-257
Entenda o AT –pg. 127-143

COMPREENDENDO E INTERPRETANDO OS PROFETAS

A Diversidade Entre os Profetas

Havia em Israel uma variedade de pessoas que exerceram o ministério profético. Moisés foi certamente o principal [Dt 34:10], no entanto esse muitos outros exerceram esse ministério, alguns foram profetas de ofício outros apenas profetizaram uma única vez [Nm 11:10-17,24-25]. Haviam profetas que também eram sacerdotes, como Samuel, Jeremias e Ezequiel. Outros era também chamados de videntes [II Sm 12:1-15]. Alguns realizam milagres, como Eliseu [II Rs 4], embora a maioria deles não tinham poderes sobrenaturais. Também a bíblia registra o ministério das profetisas, como Miriã [Ex 15:20], Débora [Jz 4:4] e Hulda [II Rs 22:14-20]. Em fim Deus usava pessoas de classes sociais diferentes para proclamar em vários contextos, as suas mensagens, essa diversidade facilitava a mensagem alcançar várias pessoas da sociedade.

Características do Ofício Profético

A palavra “profeta” significa “porta-voz de Deus”, eles, diferentemente dos falsos profetas [Jr 23:13-22] transmitia a vontade de Deus, entregavam profecias que  se cumpriam [Dt 18:20-22], possuíam uma caráter santo [Mq 3:8] e sobretudo adoravam ao Deus verdadeiro [Dt 13:1-5], eram cheios de coragem [Mq 3:8]
 Eles entregavam palavras de julgamentos e mensagens de esperança. Seus chamados para o ofício profético geralmente estão ligados a uma visão de Deus aliada a presença do Espírito de Deus em suas vidas [Is 6, Ez 1-3]. Recebiam suas palavras diretamente de Deus, às vezes por sonhos e visões e as transmitia com fidelidade.  Essa transmissão era feitas oralmente ou por meio de encenações quase teatrais, esse método devia-se a obstinação e dureza do por de Israel [Ez 4:5]. Para revelar a autoridade e persuadir os ouvintes os profetas iniciavam e terminavam suas mensagens com a expressão “Assim diz o Senhor” “Disse-me o Senhor” “O Senhor veio a mim e disse”. Os ouvintes foram diversos. Amós e Oséias para os israelitas do norte; Jonas para a Assíria; Daniel para Babilônia e Pérsia, mas a maioria dos profetas proclamou para o po
vo de Judá.

A Mensagem dos Profetas

O tópico das mensagens variava de acordo com o contexto social, político e religioso. Suas mensagens se adequavam a necessidade. Amós tratou da injustiça em Israel, Oséias enfocou a ira de Deus por causa infidelidade do povo, Obadias condenou os endomitas por seu orgulho e maus tratos, Habacuque questionou o porque Deus usara os babilônios para julgar uma nação mais justa.

 A mensagem dos profetas possuía uma compreensão do caráter de Deus e da dureza do coração do homem. Eles chamavam o povo a verdadeira adoração, condenavam o pecado e desafiava o povo a um verdadeiro arrependimento. Usavam as a graça de Deus no passado para com eles e o grande amor divino em fazer com o seu povo uma aliança [Jr 11:1-13]. Arrependimento conduzia a benção, dureza e obstinação levava-os as maldições previstas na aliança [Dt 27-28]. Além das mensagens de juízo e destruição, também previam um futuro de paz, justiça e bênção, onde Deus perdoaria os seus pecados e lhe daria um novo coração [Ez 34:25-31] por meio da morte de um servo [Is 53] Deus faria uma nova aliança [Jr 31:31-34]. Daria seu Espírito [Jl 2:28,29] e a terra seria abençoada [Am 9:13-15]. A semente de Davi governaria [Is 9:1-7, Jr 23:5-7]. O domínio será do Filho do Homem [Dn 7:9-14]. Então os povos virão a Jerusalém para ouvir o próprio Deus [Is 2:1-4]. Um novo céus e terra passarão a existir e os mortos ressuscitarão [Is 65, Dn 12:1,2].

A Interpretação das Profecias

Não é fácil a interpretação dos livros proféticos, às vezes por causa da linguagem utilizada, principalmente o uso do simbolismo e a falta de uma compreensão para o leitor do contexto histórico da profecia revelada. Outro fator que dificulta a interpretação é a questão escatológica com respeito a compreensão do reino de Deus.

 Embora se tenha estas dificuldades o intérprete deve-se valer da pesquisa histórica, gramatical e cultural para a compreensão do texto. Há excelentes comentários em português. O leitor deve procurar o entendimento geral do livro mediante sua leitura completa e buscar compreender o contexto histórico do livro: O profeta prega para Judá ou Israel? Quem é o rei? Quais as condições políticas, sociais e culturais? Qual é o problema abordado? Qual o argumento do profeta? Que o profeta diz sobre o futuro?

   Uma questão problemática nas profecias do VT são as tentativas de enquadrar os ensinos do NT que falam da tribulação e do milênio. Parece [que os profetas não tinham uma compreensão bem distinta do conteúdo profético [Dn 12:8]. Assim parecem não fazerem distinção entre o céu [a eternidade futura] e o milênio [Ap 20], portanto parece difícil às vezes saber se  o texto profético refere-se ao céu ou ao Milênio. As profecias do VT são, sem dúvida nenhuma, um fonte de esperança e advertência sobre o dia do Senhor. Desafia-nos a confiar no plano soberano de Deus para o mundo, mesmo diante de todo o mal, das guerras, perseguição e dos desastres naturais. Eles revelam muito sobre o que Deus fará no futuro, mas para termos uma visão completa escatológica precisamos nos valer dos texto proféticos do NT [Mt 24, II Ts 2 e Ap]

Valor Teológico das Profecias

1. Deus revelou sua vontade aos profetas por intermédio do Espírito Santo.
2. Os profetas comunicaram a mensagem divina usando palavras compreensíveis a realidade dos ouvintes.
3. Deus revelou gradualmente as informações sobre o futuro.
4. O reino de Deus será estabelecido na terra onde o Senhor será adorado diante do seu trono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário