Escola Charles
Spurgeon
Prof. Luiz
Correia
Introdução ao VT
Plano de Aula 9
05/06
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Os
Livros Proféticos
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Panorama
do AT – cap. 12-23
Conheça
Melhor o AT – pg. 214-257
Entenda
o AT –pg. 127-143
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COMPREENDENDO E
INTERPRETANDO OS PROFETAS
A Diversidade
Entre os Profetas
Havia
em Israel uma variedade de pessoas que exerceram o ministério profético. Moisés
foi certamente o principal [Dt 34:10], no entanto esse muitos outros exerceram
esse ministério, alguns foram profetas de ofício outros apenas profetizaram uma
única vez [Nm 11:10-17,24-25]. Haviam profetas que também eram sacerdotes, como
Samuel, Jeremias e Ezequiel. Outros era também chamados de videntes [II Sm
12:1-15]. Alguns realizam milagres, como Eliseu [II Rs 4], embora a maioria
deles não tinham poderes sobrenaturais. Também a bíblia registra o ministério
das profetisas, como Miriã [Ex 15:20], Débora [Jz 4:4] e Hulda [II Rs 22:14-20].
Em fim Deus usava pessoas de classes sociais diferentes para proclamar em
vários contextos, as suas mensagens, essa diversidade facilitava a mensagem
alcançar várias pessoas da sociedade.
Características
do Ofício Profético
A
palavra “profeta” significa “porta-voz de Deus”, eles, diferentemente dos
falsos profetas [Jr 23:13-22] transmitia a vontade de Deus, entregavam profecias
que se cumpriam [Dt 18:20-22], possuíam
uma caráter santo [Mq 3:8] e sobretudo adoravam ao Deus verdadeiro [Dt 13:1-5],
eram cheios de coragem [Mq 3:8]
Eles entregavam palavras de julgamentos e
mensagens de esperança. Seus chamados para o ofício profético geralmente estão
ligados a uma visão de Deus aliada a presença do Espírito de Deus em suas vidas
[Is 6, Ez 1-3]. Recebiam suas palavras diretamente de Deus, às vezes por sonhos
e visões e as transmitia com fidelidade. Essa transmissão era feitas oralmente ou por
meio de encenações quase teatrais, esse método devia-se a obstinação e dureza
do por de Israel [Ez 4:5]. Para revelar a autoridade e persuadir os ouvintes os
profetas iniciavam e terminavam suas mensagens com a expressão “Assim diz o
Senhor” “Disse-me o Senhor” “O Senhor veio a mim e disse”. Os ouvintes foram
diversos. Amós e Oséias para os israelitas do norte; Jonas para a Assíria;
Daniel para Babilônia e Pérsia, mas a maioria dos profetas proclamou para o po
vo
de Judá.
A Mensagem dos
Profetas
O
tópico das mensagens variava de acordo com o contexto social, político e
religioso. Suas mensagens se adequavam a necessidade. Amós tratou da injustiça
em Israel, Oséias enfocou a ira de Deus por causa infidelidade do povo, Obadias
condenou os endomitas por seu orgulho e maus tratos, Habacuque questionou o
porque Deus usara os babilônios para julgar uma nação mais justa.
A mensagem dos profetas possuía uma
compreensão do caráter de Deus e da dureza do coração do homem. Eles chamavam o
povo a verdadeira adoração, condenavam o pecado e desafiava o povo a um
verdadeiro arrependimento. Usavam as a graça de Deus no passado para com eles e
o grande amor divino em fazer com o seu povo uma aliança [Jr 11:1-13].
Arrependimento conduzia a benção, dureza e obstinação levava-os as maldições
previstas na aliança [Dt 27-28]. Além das mensagens de juízo e destruição,
também previam um futuro de paz, justiça e bênção, onde Deus perdoaria os seus
pecados e lhe daria um novo coração [Ez 34:25-31] por meio da morte de um servo
[Is 53] Deus faria uma nova aliança [Jr 31:31-34]. Daria seu Espírito [Jl
2:28,29] e a terra seria abençoada [Am 9:13-15]. A semente de Davi governaria
[Is 9:1-7, Jr 23:5-7]. O domínio será do Filho do Homem [Dn 7:9-14]. Então os
povos virão a Jerusalém para ouvir o próprio Deus [Is 2:1-4]. Um novo céus e
terra passarão a existir e os mortos ressuscitarão [Is 65, Dn 12:1,2].
A Interpretação
das Profecias
Não
é fácil a interpretação dos livros proféticos, às vezes por causa da linguagem
utilizada, principalmente o uso do simbolismo e a falta de uma compreensão para
o leitor do contexto histórico da profecia revelada. Outro fator que dificulta
a interpretação é a questão escatológica com respeito a compreensão do reino de
Deus.
Embora se tenha estas dificuldades o intérprete
deve-se valer da pesquisa histórica, gramatical e cultural para a compreensão
do texto. Há excelentes comentários em português. O leitor deve procurar o
entendimento geral do livro mediante sua leitura completa e buscar compreender
o contexto histórico do livro: O profeta prega para Judá ou Israel? Quem é o
rei? Quais as condições políticas, sociais e culturais? Qual é o problema
abordado? Qual o argumento do profeta? Que o profeta diz sobre o futuro?
Uma questão problemática nas profecias do VT
são as tentativas de enquadrar os ensinos do NT que falam da tribulação e do
milênio. Parece [que os profetas não tinham uma compreensão bem distinta do
conteúdo profético [Dn 12:8]. Assim parecem não fazerem distinção entre o céu
[a eternidade futura] e o milênio [Ap 20], portanto parece difícil às vezes
saber se o texto profético refere-se ao
céu ou ao Milênio. As profecias do VT são, sem dúvida nenhuma, um fonte de
esperança e advertência sobre o dia do Senhor. Desafia-nos a confiar no plano
soberano de Deus para o mundo, mesmo diante de todo o mal, das guerras,
perseguição e dos desastres naturais. Eles revelam muito sobre o que Deus fará
no futuro, mas para termos uma visão completa escatológica precisamos nos valer
dos texto proféticos do NT [Mt 24, II Ts 2 e Ap]
Valor Teológico
das Profecias
1.
Deus revelou sua vontade aos profetas por intermédio do Espírito Santo.
2.
Os profetas comunicaram a mensagem divina usando palavras compreensíveis a
realidade dos ouvintes.
3.
Deus revelou gradualmente as informações sobre o futuro.
4.
O reino de Deus será estabelecido na terra onde o Senhor será adorado diante do
seu trono.
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