quarta-feira, 30 de março de 2011

CRESCIMENTO ESPIRITUAL [Parte I]

II Pe 3:18

Introdução:

A vida resulta em crescimento. Vida espiritual resulta em crescimento espiritual. Ou, pelo menos deveria ser assim. Você está crescendo? Esteja certo de que Deus deseja que todo o crente atinja a maturidade espiritual. Sua Palavra nos ordena. "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..." (II Pedro 3:18). É esta a nossa obrigação e nosso privilégio. A cada dia, podemos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo num conhecimento mais pleno, mais alto, mais pessoal e experimental de Deus e de Cristo.

I.                   A NATUREZA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Há muitas ideias erradas quanto ao que envolve este assunto importantíssimo. É importante e fundamental se desejamos crescer espiritualmente desmitificar algumas concepções erradas, que caso compreendidas assim, prejudicarão o verdadeiro crescimento espiritual.

1.      Crescimento espiritual não é novo nascimento, mas decorre dele

 A regeneração [o novo nascimento] é uma ação da graça soberana de Deus no coração dando vida uma vez que sem Cristo o homem está morto. O morto precisa voltar a viver, para que depois cresça. Portanto, quando falamos de crescimento espiritual ele só pode ocorrer onde primeiramente houve o novo nascimento, não podemos crescer sem que primeiro haja novo nascimento. Aliás o novo nascimento é a condição indispensável para que haja crescimento espiritual. Não crescemos espiritualmente para sermos salvos [regenerados], fomos regenerados para que venhamos a crescer. O novo nascimento é a necessidade básica dos quem não está em Cristo; o crescimento espiritual é o desafio para aqueles que estão em Cristo. A necessidade do descrente é conversão; do que é crente é crescimento. Não podemos jogar futebol sem bola, não podemos crescer em Cristo, sem Cristo! Antes da planta crescer, ela tem que nascer. Se você está desejando conhecer e seguir a Cristo, a primeira coisa é converte-se! [Jo 3:3-7]

2.      O crescimento espiritual não é um ato, mas um processo [Mc 4:26-29]

Um crescimento espiritual grande geralmente não vem subitamente ou num período curto de tempo, embora isso aconteça algumas vezes. Uma semente na terra cresce em estágios: “Primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga”. Assim acontece com o crescimento espiritual – uma pessoa não se torna imediatamente um “grão cheio na espiga”.  Algumas vezes Deus nos concede um crescimento espiritual tremendo dentro de um tempo muito curto, mas isso é a exceção e não a norma. Ao dizer que o crescimento espiritual é gradual, não estamos dizendo que ele deve ser lento, visto que o termo também se aplica ao crescimento rápido consistente. Mas estamos falando de um processo, seja lento ou rápido.

Ele não é algo brusco e repentino, não é mágico ou místico fruto de uma experiência. Alguns vivem correndo atrás de um culto, um livro, uma unção que possam instantaneamente transformá-los em crentes maduros, busca inútil. Pois não existe tal coisa.  Apesar de termos café instantâneo, macarrão,  métodos de emagrecimento instantâneo, não existe crescimento espiritual instantâneo. Um legume pode crescer algumas semanas, mas um carvalho amadurece mesmo depois de muitos anos de sol, chuva, vento e tempestade. Com qual dos dois você preferia que sua vida cristã se parecesse?

O crescimento espiritual passa por vários estágios até chegar a maturidade, os filhos de Deus não nascem perfeitos em fé, esperança, conhecimento e experiência. F. Shaeffer [A Verdadeira Espiritualidade] afirma que as duas coisas importantes na vida é nascer e crescer. O projeto de Deus não é só nos levar para a glória, mas nos transformar a semelhança de Cristo.

3. O crescimento espiritual não é acidental, mas intencional.[Fp 2:12-13

Crescimento espiritual não ocorrerá de uma forma automática, ou seja, muitas pessoas acreditam que após a conversão, o crescimento ocorrerá automaticamente, sem ser cultivado, desejado, provocado, planejado. Uma pessoa deve querer crescer, decidir crescer, esforçar-se por crescer.

A salvação é pura graça soberana, não é uma conquista realizada mediante obras, moralidade ou esforço, é um presente imerecido. Deus opera em nosso favor, sem qualquer participação humana; a obra da cruz é semelhante à mesa posta em um banquete; tudo foi feito e é oferecido de graça; basta aceitar e se servir. Contudo o crescimento espiritual envolve responsabilidade humana. "Desenvolvei a vossa salvação" — imperativo "esforçai-vos incessantemente para desenvolver a vossa salvação"; “operai” — denota esforço contínuo (1Co 15.10; Cl 1.29); não é ordem para incrédulos (não é ganhar a salvação), mas para crentes, para que se esforcem e sejam diligentes no viver santo (2 Co 7.1; Ef 4.1); não é "trabalhem pela salvação", mas "trabalhem na salvação" em direção à consumação da fé, em busca da santidade.

É responsabilidade do cristão mediante o esforço e a disciplina, seguir a Jesus, ser obediente à Palavra, exercitar os dons, viver de uma forma santa, temer a Deus. Devermos esforçar-se para produzir frutos, devemos almejar a santidade. O tempo verbal é o presente, denotando esforço contínuo, vigoroso e estremo. As figuras que ilustram a vida cristã são altamente dinâmicas somos comparados a um atleta [Fp 3:12] em uma corrida e a um soldado em meio a uma batalha contra a carne, o mundo e o diabo. [Ef 6, Rm 6]

Não devemos ser apáticos, licenciosos ou indiferentes respeito às coisas espirituais. 2 Timóteo 2:15 diz: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”. Em outras palavras, trabalhe duro para se apresentar aprovado a Deus por ser diligente em alcançar um conhecimento bíblico correto.  1 Timóteo 4:15: “Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso”. Mas é preciso esclarecer que não significa um esforço carnal com vistas de uma exaltação pessoal, uma vã glória!

4.      Crescimento espiritual não é para alguns, mas para todos.

Alguns creem que maturidade ou crescimento espiritual é algo inalcançável, inatingível e somente uma casta pode obtê-lo. Maturidade é para os super-santos. A ideia é que para crescer espiritualmente eu tenho que orar 10 horas por dia, subir no monte, de preferencia as 2 da manhã, andar sobre as águas, morrer como mártir. É algo tão complicado que chega a ser desencorajador. Então a pessoa conclui, visto que ser maduro é isto, eu vou contentar em ser um crente de “segunda classe”. Não há mistério, não existe fórmula mágica. Crescimento consiste em cultivar um relacionamento centrado na Palavra, falarei mais sobre isto.

5.      O crescimento espiritual nada tem a ver com o favor de Deus. [Rm 5:6-10]

Deus não nos ama mais à medida em que nos tornamos mais espirituais. Às vezes os pais ameaçam seus filhos: "Se você fizer isso, Deus não vai mais gostar de você". Que ridículo! O amor de Deus não é condicionado ao nosso comportamento. Quando ainda éramos fracos, injustos, pecadores e inimigos (Romanos 5:6-10), Deus provou Seu amor por nós enviando-nos Seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Deus não nos ama mais apenas porque crescemos. Ou seja, eu não desejo crescer tendo em vista merecer ou ser mais amado por Deus do que era antes. Deus não nos ama a partir de nossas obras, mas soberana e incondicionalmente. É exatamente a compreensão deste imerecido e incondicional amor de Deus por nós um poderoso e eficaz combustível para nosso desejo de crescimento espiritual.

6.      O crescimento espiritual nada tem a ver com o tempo. [Hb 5:11-12]

Não se mede crescimento espiritual pelo calendário. É possível uma pessoa ser cristã durante meio século e ainda permanecer um bebê espiritual. A revista Time fez uma reportagem sobre uma pesquisa realizada entre universitários que frequentaram a Escola Dominical durante muitos anos. De acordo com eles, Sodoma e Gomorra eram amantes, os Evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lutero e João; Eva foi criada de uma maçã, Jesus foi batizado por Moisés e Jezabel era a jumenta do rei Acaz. Talvez pessoas aposentadas respondessem de maneira ainda pior!

7.      O crescimento espiritual nada tem a ver com o conhecimento. [Tg 2:18, 3:13]

Uma pessoa pode conhecer muitos fatos, ter muitas informações, mas isso não é o mesmo que ter maturidade espiritual. A não ser que o conhecimento resulte na sua conformidade a Cristo, ele será inútil. Para ter valor, este conhecimento tem que transformar a vida. Não adiante tem informações e conteúdo bíblico e isto não transformar você. Conhecimento deve levar a transformação. Conhecimento e convicções são importantes mas não são substitutos ao caráter [integridade] e conduta. Nossa vida deve refletir nosso conhecimento. Se sua fé não muda você e não transforma você ela não vale muito. O conhecimento bíblico é uma medida, mas não é a única medida de crescimento espiritual. Conhecimento somente produz orgulho [I Co 8:10]

8.      O crescimento espiritual nada tem a ver com atividade.

Algumas pessoas pensam que crentes maduros são aqueles que estão sempre ocupados. Não necessariamente, é importante envolver-se no serviço e nas atividades da igreja, embora isto varia de acordo com a realidade de cada um. Mas a ocupação no trabalho da igreja não resulta em maturidade cristã, e nem a substitui. Pode até ser um obstáculo ao que é realmente vital e importante na vida do crente. No capítulo sete ãde Mateus, lemos sobre um grupo que clamará por aceitação da parte de Cristo baseado em obras maravilhosas. Mas Ele os lançará fora. Ocupação não resulta em salvação — menos ainda em maturidade. Ativismo não implica em crescimento [Lc 10:38-42 – Marta e Maria]

9.      O crescimento espiritual não é somente uma questão privada ou individual, mas comunitária e relacional

Vivemos a idolatria do individualismo e muitos vêm crescimento como uma atividade somente individual, não relacional. Mas esta visão não é bíblica, pois necessitamos de relacionamentos para crescer. Não crescemos isolados uns dos outros. Alguns pensam vou me isolar ficar longe de tudo e de todos, como um monge ou uma freira, enclausurado, isolado e fora do mundo real. Precisamos de vínculos [Hb 10:24-25]. Deus quer que cresçamos em família. É no corpo que pratico os imperativos cristãos [amar, servir, perdoar, orar], a comunhão não é opção, e um mandamento e uma necessidade. Aliás a qualidade do seu relacionamento com Cristo pode ser vista na qualidade com os outros irmãos. [I Jo 4:20]

10.  O crescimento espiritual nada tem a ver com prosperidade. [II Co 12:7-10]

Algumas pessoas dizem: "Veja só como Deus tem me abençoado. Tenho dinheiro, uma casa maravilhosa, um bom carro e um emprego seguro. Deus tem me abençoado porque eu O tenho honrado." Não acredite nisso. Deus pode ter permitido que você tivesse sucesso — ou até você mesmo pode ter forçado a situação — mas isso não é sinal de crescimento espiritual. 

Conclusão:

Minha definição de crescimento espiritual é: prática aliada a posição. Em Cristo sua posição é perfeita. E absoluta. E agora, Deus quer que você reflita essa posição numa experiência progressiva, que é relativa. Tal crescimento é essencial. Pode ser chamado pelo nome que quiser: seguir a justiça (I Timóteo 6:11); ser transformado (Romanos 12:2); aperfeiçoar a santidade (II Coríntios 7:1); prosseguir para o alvo (Filipenses 3:14); ou ser edificado e confirmado na fé (Colossenses 2:7). Este é o alvo de todo crente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário