terça-feira, 10 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO DE GÁLATAS - Uma Introdução




Introdução

É com grande alegria e honra que começo a exposição de Gálatas. Essa epistola é importantíssima pois é uma resposta de Deus aos erros que enfrentamos na igreja atualmente e é a síntese daquilo que é mais essencial na vida.

1.      Quem escreve? Paulo – Ele que fora o missionário aos gentios realizando 3 grandes viagens. Essa carta é fruto de alguma demanda ou questão de ordem teológica demonstrando pastoreio e cuidado.

2.      Quando escreve? Cerca de 48-49 d.C. É a sua primeira carta. 

3.      A quem escreve? Galácia – a região compreendida por quatro cidades da Psísidia: Antioquia, Icônio, Listra e Derbe que Paulo evangelizou durante sua primeira viagem missionária [At 13-14]. Portanto não é a uma igreja específica, mas a um conjunto de igrejas. Sendo que em cada cidade havia uma igreja. Uma carta, mas para várias igrejas. Compartilhavam comunhão e mesmos problemas.


4.      Para que escreve? Paulo escreve com vista a tratar duas questões [1] A questão de sua autoridade apostólica [2] A questão do evangelho por ele pregado.

Depois várias igrejas estabelecidas por ele naquela região, após a sua saída adentrou-se de forma de  por estas igrejas falsos mestres, que disseminaram um falso evangelho. Eles desencadearam um poderoso ataque contra Paulo, sua autoridade e seu evangelho.

Eles contestavam o evangelho da justificação pela graça mediante a fé, insistindo em que para se obter a salvação era necessário algo mais do que a fé em Cristo. Era necessário circuncidar-se e assim guardar a lei de Moisés [At 15:1,5] esse era o discurso dos judaizantes legalistas. Eles insistiam afirmando que para um gentio ser salvo eles precisavam antes de tudo se transformar num judeu. A fé em Cristo não é suficiente. Não só Cristo, mas Cristo e Moisés. Negando assim a suficiência da graça para a salvação. Quando Paulo viu que alguns crentes passaram a comprar essas ideias, a serem seduzidos e envolvidos nesse falso ensino ele então redigiu esta epistola. Isto no ensina que há determinadas verdades pelas quais vale a pena lutar e até mesmo dar nossa vida. É importante conhecermos doutrina. Quando ele viu a graça sendo banilizada e ameaçando a vida cristã, a liberdade a tentativa de “escravizar” de jub-julgar novamente os crentes a jugo da lei. Portanto os judaizantes da galacia estavam atacando não qualquer doutrina, mas uma das centrais na vida cristã: A doutrina da justificação pela fé em Cristo.

A Bíblia diz que o justo é o deleite. Deus só ouve a oração dos justos e que somente eles herdarão o reino de Deus. A questão é quem pode ser considerado justo aos olhos do Senhor? Quem é absolutamente justo? Ninguém. Quem é que cumpre perfeitamente a lei de Deus e que ama perfeitamente o próximo? Quem? Ninguém! A mensagem de Gálatas é essa que o Pai enviou seu Filho ao mundo para morrer por nós e cumprindo a lei por nós. E o Pai e considera a penalidade sofrida pelo Filho na Cruz como o nosso pagamento. Todos os nossos pecados. Imagine todos os seus pecados foram lançados nele. O justo juízo foi desviado para Cristo. Você não precisa temer o diabo, a morte, o inferno e a lei porque todos os seus pecados são perdoados mediante a fé na pessoa de Cristo. Deus considera a obediência de Cristo a sua. Essa mensagem é libertadora.

Para a fé cristã é justo somente aquele que recebeu Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Deus se deleita na vida do justo. Nenhum profano herdará o Reino de Deus. Só os justos herdarão a terra. Todavia essa justiça somente pode ser imputada em você pela fé, não pelas obras, moralidade ou mérito. Essa justiça pode ser recebida gratuitamente. Para isto basta você se arrepender e crer e você será justificado. Você não precisa se agarrar em suas obras, em penitencias para pagar seus pecados. Você para ser salvo não é preciso nada, não precisa dar dinheiro para essa igreja ou qualquer igreja. Pois ela é apropriada unicamente pela fé.

Eles tentavam consequentemente solapar a autoridade de Paulo como apóstolo e assim também destruir o seu evangelho. “Quem é esse Paulo? Quem pensa que ele é? Ele não é um dos doze e não tem nenhuma credencial apostólica. Ele não passa de um impostor que se autodenominou apóstolo”. Paulo ao perceber este duplo ataque, seu sangue ferver e assim desembainha sua pena, desenrola um papiro e escreve este magnifica e preciosa epistola que apresenta sua autoridade e a beleza do evangelho de Cristo.

5.      Quais as principais ênfases da carta? Liberdade cristã, justificação pela fé, suficiência da obra de Cristo e a obra do Espírito Santo

6.      Algumas peculiaridades de Gálatas: [1] Tom severo, vigoroso e apologético [2] Autobiográfico  [3] Conhecida como a carta magna da liberdade cristã.

Conclusão:

[1] Leia Gálatas várias vezes.
[2] Ore para que esta série de mensagens traga crescimento espeiritual e uma redescoberta do verdadeiro Evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário