terça-feira, 8 de maio de 2012


Escola Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Introdução ao VT

Plano de Aula 1

AULA
DATA
CONTEÚDO
TEXTO BÁSICO
01
08/04
Os Históricos: Esdras a Ester
Panorama do AT – 12
Conheça Melhor o AT – pg. 124-135
Entenda o AT – pg. 91-104

O PÓS-EXÍLIO

   Os livros de Esdras, Ester e Neemias oferecem uma visão de “bastidores” das atividades do povo escolhido de Deus, da época de seu retorno à Palestina até o fim da era veterotestamentária.. Podemos dividir esse episódio do relato bíblico em quatro períodos:

I.  ESDRAS, O REFORMADOR [ aprox. 539-457 a.C]

a. A Volta [Ed 1-2]

  Quando Ciro, rei da Pérsia, conquistou a Babilônia, promulgou um decreto permitindo que os judeus retornassem a Jerusalém. Foi uma política inversa de deportar os povos conquistados.

  Milhares de judeus deixaram a Babilônia, levando consigo os utensílios que Nabucodonosor havia retirado do templo, cerca de 50 mil exiliados viajaram de volta a Jerusalém [538 a.C]. É fato que alguns preferiram ficar pois se encontravam confortavelmente estabelecidos naquele novo país, não querendo enfrentar os transtornos da mudança 

 Destacam-se entre os 11 líderes mencionados Zorobabel, neto de Jeoaquim [dinastia de Davi] e Jesua [Josué], sumo-sacerdote.

b. Estabelecimento em Jerusalém [Ed 3-4]

  Ao chegarem edificaram um altar e reiniciaram a adoração a Deus, restabelecendo os sacrifícios. Cânticos e louvor triunfante da nova geração acompanharam o lançamento dos alicerces. Os idosos choraram ao lembrar a glória do templo de Salomão [3:10-13].

c. O novo templo [5,6]

 Ageu e Zacarias, os profetas, foram fundamentais na reconstrução do novo templo, pois animavam e fortaleciam o povo. A construção foi completada em cinco anos [520-515 a.C]. Depois da reconstrução os sacerdotes e levitas retornaram suas atividades, segundo a lei de Moisés.

d. Da Babilônia para Jerusalém [Ed 7-8]

 Neste período prevalece as ações de Esdras que retornou a Jerusalém em 457 a.C. Ele foi nomeado escriba e estudioso da Lei, foi comissionado por Artaxerxes , rei persa a liderar o retorno dos judeus. Houve um grande uma grande mobilização para este retorno, envolvendo ofertas voluntárias e toda uma logística. Esdras convocou o povo a orar e jejuar, para rogar a proteção de Deus para esta longa e perigosa viagem  até Jerusalém. [1500 km e 3 e ½ meses de viagem]

e. A reforma [Ed 9-10]

 Quando Esdras soube que os israelitas haviam casados com pagãos convocou uma assembleia e confrontou o povo, demonstrando a seriedade de tal ofensa, os culpados reconheceram o erro, ofereceram sacrifícios e solenemente juram anular os casamentos.

II. NEEMIAS, O GOVERNADOR [aprox. 444 a.C]

 Neemias sem dúvida nenhuma e uma das personagens mais brilhantes da era pós-exílica. Ele desistiu de sua posição na corte persa para servir ao seu povo na reconstrução dos muros de Jerusalém.

a. Comissionado por Artaxerxes [1-2:8]

 Ele era copeiro do rei, mas foi confrontado em seu íntimo ao ser informado sobre a situação de Jerusalém. Orou, confessou, chorou, jejuou [1:4-11] depois apresentou seu pedido ao rei diante da pergunta inquiridora dele sobre o estado do coração de Neemias. O rei comissionou Neemias para retornar e atuar como governador.

b. A Missão [2:9-6-19]

Ao chegar, Neemias percorreu Jerusalém para inspecionar e fazer um levantamento da situação. Ele reuniu e organizou o povo que animados se puseram a trabalhar. Levantou-se oposição por parte de Gesem, Tobias e Sambalá. Mesmo diante da oposição, Neemias orou e trabalhou ativamente. Todas as tentativas do inimigo foram em vão. Neemias orava mais e mais a fim de resistir aos ataques. Em 52 dias o muro foi reconstruído.

c. A Reforma sob a direção de Esdras [7-13]

 Depois dos muros reconstruídos, Neemias dedica-se a organizar e proteger a cidade. Ele reorganizou a população para que ocupassem toda a cidade, principalmente ao redor dos muros. Neemias juntamente com Esdras lideraram o povo para a leitura da Lei, à observância da Festa das Trombetas, do Dia da Expiação e da Festa dos Tabernáculos. Aqui foi enfatizada a proibição do casamento misto e a observância do sábado.

 Em 432 a.C ao retornar de uma viagem a Pérsia Neemias descobriu e confrontou muitas irregularidades: a permissão de estrangeiros na cidade, a negligência no serviço do templo, a desobediência a guarda do sábado e os casamentos mistos.

III. ESTER, A RAINHA

O livro de Ester relata a experiência dos judeus que permaneceram na terra do exílio, em vez de retornar a Jerusalém. Embora o nome de Deus não seja mencionado nesse livro, a providência divina e seu cuidado sobrenatural pelos israelitas estão presentes no relato.

a. Os judeus na corte persa [Et 1-2]

Ester foi coroada rainha da Pérsia por Xerxes [Assuero] substituindo Vasti. Mordecai, primo que adotara, foi usado por Deus para descobrir a trama de dois guardas que planejavam tirar a vida do rei. Por meio de Ester esta notícia chegou ao rei e os culpados foram enforcados, tal fato foi registrado oficialmente.

b. A ameaça ao povo judeu [Et 3-5]

Hamã, oficial persa, promovido pelo rei, exigia honras, mas Mordecai recusou, Hamã buscou a vingança planejando executar todos os judeus com a concessão do rei. Mas Mordecai consegue alertar o povo, levando-os a clamar e jejuar diante de Deus. Mordecai insiste então, para Ester intervir diante do rei pelo seu povo, pois ele acreditava que foi para isto que ela se tornara rainha [Et 4:14]. Ester convida Assuero e Hamã para um jantar por dois dias consecutivos e apresenta ao fim seu pedido.

c. O triunfo dos judeus [Et 6-10]

 Na noite posterior ao primeiro banquete, o rei não conseguiu dormir. Seus auxiliares então leram as crônicas reais e assim veio saber que Mordecai nunca recebera honras por ter salvado sua vida. Perguntado pelo rei sobre como honrar um homem que merece honra pelo rei, Hamã, supondo que era ele que receberia tal homenagem, ficou chocado ao perceber que quem receberia a honra era seu inimigo Mordecai, o mesmo a quem ele mandara fazer uma forca para o mata-lo.

  No segundo banquete, Ester diz ao rei que Hamã era culpado pela trama, como consequência ele foi enforcado na forca que prepara para Mordecai. Os judeus receberam autorização para lutar contra os inimigos. A paz retornou e os judeus festejaram sua libertação. Para relembrarem essa vitória os judeus passaram celebrar anualmente a Festa do Purim.

QUADRO CRONOLÓGICO DOS RETORNOS DO EXÍLIO


RETORNO
PRIMEIRO
SEGUNDO
TERCEIRO
Referência
Esdras 1-6
Esdras 7-10
Neemias 1-3
Data
538 a.C.
458 a.C.
444 a.C.
Líderes
Sesbazar, Zorababel e Jesua
Esdras
Neemias
Rei Persa
Ciro
Artaxerxes
Artaxerxes
Acontecimentos, Realizações e Problemas
O Templo foi começado; sacrifícios foram feitos e celebrada a Festa dos Tabernáculos. Os samaritanos perturbaram e o trabalho cessou até 520. O templo foi completado em 516.
Problemas com casamentos mistos
O muro foi reconstruído em 52 dias, apesar da oposição de Sambalá e Gesém. Os muros foram dedicados e a Lei foi lida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário