[Adpatado do capítulo "Saiba como Lidar com Pessoas Problemáticase" do livro "Abaixo a Ansidedade" de John MacArthur, Jr. publicado pela Editora Cultura Cristã - http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=8 ]
I Ts 5:14-15
Igreja não é perfeita. Ela é feita por pessoas imperfeitas. “A igreja é a única sociedade no mundo na qual para um candidato integrar o corpo de membros deve ser desqualificado”. A igreja manifesta problemas porque possui pessoas que têm problemas. Embora salvos seus membros são pecadores. No texto de I Ts 5:14-15 Paulo identificou grupos problemáticos na igreja. Vamos examinar individualmente cada grupo e como devemos lidar com estes.
1. OS INSUBMISSOS [Indóceis, que não obedece]
São os que estão fora do compasso, quando todos vão para a frente, ele quer ir para trás. São rebeldes e apáticos. São críticos [reservas] que menos contribuem e ajudam, mas o que mais reclamam. Os insubmissos pouco se importam. É o primeiro a se levantar e o último a chegar ao culto. Resiste envolver-se. Resiste em ouvir e em aprender.
Como lidamos? Devemos exortar, significando “chamar a razão levando em conta as consequenciais”. Não cumpre o deve, não progride, não cooperam, não usam os dons ou dão qualquer apoio. Tais devem ser exortado. Deve-se exortar, com firmeza e amor, e com lágrimas [At 20:31]. Confrontação é necessária pois o propósito de ir a igreja não sentar-se e ficar apático e critico, o propósito é se envolver com vidas.
2. OS DESANIMADOS
São os atribulados, tristes, ansiosos, deprimidos e desencorajados. Estes não gostam de novidade, tem medo do novo. Desafios são ameaçadores, não assumem riscos. São pessoas acomodadas. Buscar segurança, como segurança absoluta é impossível nesta vida tende a ficarem ansiosos. Qualquer situação tende lhe afundar. Carregam um grande peso.
Como lidamos? Devemos incentivar. Se você conhece alguém medroso, ansioso, melancólico então devemos relacionar-se com ele, desenvolver uma amizade. Se você é assim busque relacionamento saudável, procure pessoas que a encorajem, lhe fortaleça, lhe anime, lhe revigore. Como consolar: oração, salvação eterna, soberania, amor de Cristo.
3. OS FRACOS
Há vários tipos de fracos.
[1] Fracos diz respeito também as pessoas que em tudo vem pecado, até o que não é. [Rm 14, I Co 8]. Tem uma consciência sensível. Não devem ser foçadas a fazer aquilo que acham errados. O tempo podem libertá-los.
[2] Fracos moral e espiritualmente. Frágil em disciplinas espirituais, caem continuamente nos mesmos erros. São vacilantes, caem no mesmo buraco, tropeçam facilmente.
Os fracos precisam de ajuda. Precisam de apoio, sustento, suporte. [Gl 6:1-2]. Como? Pela comunhão.
4. OS ENFADONHOS
Sede pacientes com todos. É fácil se irar e perder a paciência com as pessoas. [transito]. Quem já investiu em uma pessoa e aquela pessoa não rendeu muito. Jesus passou por isso com os discípulos “Homens de pequena fé”. “Tardios em compreender.” Mas Jesus foi paciente. É difícil você se desgastar e se dar a uma pessoa e simplesmente ela dispensar tudo e não dão retorno.
Devemos ter paciência. Queremos que outros sejam conosco. Deus é paciente conosco. Deus é e chama-nos a ser. Tal compaixão e amor pessoal muda as pessoas – mesmos os enfadonhos.
5. OS INÍQUOS [5:15]
Imagine alguém que tenha lhe feito o mal, qual é a resposta humana comum, vingança! Deus chama-nos a outra atitude. A vingança, a mágoa e a amargura só nos faz mal. Saiba disto – haverá pessoas na igreja que irão magoá-lo, ofendê-lo, feri-lo, atacá-lo, com palavras e atitudes, por fofocas e calúnias, usarão armas carnais, provocarão divisão, criaram contendas, acusarão injustamente, por ciúmes, por inveja, por raiva.
Não devemos dar o troco. Não revide. Deus é o dono da vingança. Jesus proibiu a retaliação [Mt 5:43-45]
Olha eu aqui no coments novamente.Rsrsrs...
ResponderExcluirQuero em 1º lugar pedir perdão, pois não filmei esse devocinal(que pena!)
Também dizer que quem preferiu o calor das cobertas, umas pipocas vendo tv a estar junto em comunhão(com verdadeiro "calor" entre irmãos e a Palavra)perderam a melhor parte!
Que aprendamos a exortar e ser exortados, incentivar e ser incentivados, que não sejamos fracos mas possamos apoiar quem assim precisar, que a paciência seja nossa amiga(aliás é fruto do Espírito, né?)e que se alguém nos fizer mal, saibamos perdoar e retribuir com o BEM!
Muito boa a avaliação que o senhor faz dos tipos de pessoas problemáticas.
ResponderExcluirUma pena não ter estado na igreja para assitir pessoalmente sua exposição.
Sei que minha caminhada será a cada dia um crescimento pessoal e espiritual, pois bebendo da palavra com certeza vou aprender a me tornar uma pessoa melhor e renovada.
Em nome de Jesus agradeço os ensinamentos recebidos.