Escola Bíblia Dominical – Jan/2011
Igreja Batista Filadélfia - Aulão
Pr. Luiz Correia
Estudo baseado no livro OURO DE TOLO editado por John Macarthur e publicado pela Ed. Fiel. ://www.editorafiel.com.br/detalhes.php?id=9043&tipo=2
Introdução
Ter discernimento bíblico é uma necessidade constante para o povo de Deus, no entanto em nossa época é crucial que os discípulos de Jesus aprimorem este aspecto de sua vida cristã. Vivemos na época de tanta tolerância e a falta de discernimento faz com que muitos aceitem tudo, mesmo sem fundamento bíblico. Alguns preferem serem omissos, fazendo vistas grossas, outros temem se posicionar com receio de serem criticados, assim erros doutrinários multiplica-se e a tentação de aceitá-los é grande, mas o preço por isso certamente é alto demais. No entanto Deus chama seu povo a distinguir entre o mal e o bem, o certo e o errado. Eis então a necessidade de possuirmos discernimento bíblico.
I. DEFININDO DISCENIMENTO BÍBLICO
1. Discernimento é a capacidade de discriminar entre a verdade e a falsidade. É a habilidade de exercer um julgamento perspicaz, ou a habilidade positiva de traçar uma linha entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso, o certo e o errado.
2. No VT a principal palavra hebraica que expressa a idéia de discernir é “bin” ela é traduzida como discernimento, entendimento,habilidade ou cuidado. No NT o verbo grego para discernir é “diakrinô” que significa “fazer uma distinção” [At 15:9].
II. UM CHAMADO AO DISCENIMENTO BÍBLICO
A Palavra de Deus nos ensina como discernir, Paulo resume o processo em I Ts 5:21-22.
1. Julgue Todas as Coisas
a. O contexto a partir do v.16 demonstra que discernimento é um dever.
b. Discernimento não é apenas uma responsabilidade pastoral [I Tm 4:6-7,13 Tt 1:9] é um dever de todos os crentes.
c. A palavra grega para “julgai” é traduzida em outras passagens por "aprovar", “discernir” ou “provar” referindo-se ao processo de testar alguma coisa, a fim de revelar sua autenticidade, tal como no teste de metais preciosos.
d. Julgamentos Proibidos
A. Em Mt 7:1-5 Jesus condena o julgamento hipócrita daqueles que exigiam dos outros um padrão mais elevado do que o padrão segundo o qual eles mesmos estavam dispostos a viver.
B. Somos proibidos de julgar os motivos dos outros. [Hb 4:12]. Isto é prerrogativa divina . [I Sm 16:7, Sl 44:21, Pv 16:2, Rm 2:16, I Co 4:5]
e. Julgamentos Ordenados
A. Deus ordena julgarmos a verdade do erro, o certo do errado, o bem do mal [Jo 7:24, I Co 10:15]
B. Devemos julgar pecados públicos [I Co 5:12-13, Mt 18:15-20]
C. Devemos julgar a nós mesmos [I Co 11:31]. Todas as outras formas de julgamento dependem de um auto-exame honesto. [Lc 6:42]
D. O discernimento aqui exigido é o discernimento doutrinário. O contexto é a profecia do verso 20. Uma profecia não era necessariamente uma nova revelação. O dom da profecia no NT está mais relacionado a proclamar a Palavra de Deus do que a recebê-la. O contexto aponta qualquer mensagem espiritual que os tessalonicenses recebiam – qualquer mensagem que alegasse ter a aprovação ou autoridade divina.
2. ___________ ao Que é Bom
a. Semelhante a Rm 12:9, “apegando-vos” fala de proteger ____________ a verdade. [Veja I Tm 6:20, II Tm 1:13-14].
b. “Retende” também possui a idéia de _________ alguma coisa. Fala de amar a verdade com todo o coração.
c. É uma marca daquele que é verdadeiramente ________ “amar a verdade” [I Ts 2:10, I Co 15:2].
d. Não devemos deixar a doutrina de lado por amor à ________.
e. Não devemos colocar a _________ pessoal acima da verdade objetiva.
f. Não devemos colocar _________ acima da Palavra.
g. Não devemos colocar _________ , sentimentos ou imaginação humana acima da Palavra. Em vez disto devemos identificar “o que é bom” por meio do exame cuidadoso, objetivo e racional de todas as coisas. Usando as Escrituras como padrão.
3. ________ do Mal
a. A palavra traduzida por “abstende-vos” é um verbo muito forte que significa “mantenha-se longe”, “afaste-se”, “aparte-se” [I Ts 4:3, I Pe 2:11].
b. O contexto aqui trata-se de ____________ ou falsa doutrina.
c. A Bíblia não dá aos crentes a permissão de se exporem ao mal. Não devemos desconhecer em absoluto o erro, mas não devemos nos tornar especialistas em heresias. [Rm 16:19]
d. Fugir do mal implica em fugir do__________ que é a prática de combinar idéias de diferentes religiões e filosofias. A falsa doutrina não é o lugar que devemos procurar a verdade.
e. Portanto cuidado com tudo que escuta em programas de____________ evangélicos. [II Co 11:14-15].
f. Ele usa a estratégia do ______________ colocando falsos mestres dentro da igreja para introduzir falsos ensinos [II Pe 2:1, At 20:30, Mt 4:6]
III. UM PLANO PRÁTICO PARA O DISCERNIMENTO PESSOAL
Como os crentes podem começar a aplicar o discernimento bíblico ao cotidiano de suas vidas? Creio que a Bíblia esboça o seguinte plano para seguirmos
1. Deseje ___________[Pv 2:3-6]
Se não temos qualquer desejo por discernimento, não o teremos. Se formos guiados por um desejo de felicidade, saúde, riquezas, prosperidade, conforto e auto-satisfação, jamais seremos um povo de discernimento. Se os nossos sentimentos determinarem aquilo que cremos, jamais teremos discernimento. Se julgarmos nossa mente a alguma autoridade eclesiástica terrena e acreditarmos cegamente no que ela diz, estaremos corrompendo nosso discernimento. O desejo de discernimento nasce na humildade. É a humildade que reconhece nosso potencial para o auto-engano [Jr 17:9]. O desejo por discernimento requer uma visão elevada da Escritura, ao lado de um entusiasmo por compreendê-la corretamente [II Tm 2:15]
2. _______ por Discernimento [I Rs 3:5, 9-14]
Deus elogiou Salomão porque seu pedido fora completamente altruísta. O egoísmo é incompatível com o verdadeiro discernimento. Atualmente todo o interesse em coisas espirituais está centralizado no próprio eu. Salomão embora pudesse pedir longevidade, prosperidade, saúde e riquezas, pediu discernimento. [veja Tg 1:5]
3. _________ à Verdade [I Rs 11:4-11]
Salomão, embora sábio, fracassou no final de sua vida [I Rs 1:1-9]. A queda de Salomão foi um processo [I Rs. 3:1,3]. Salomão foi tolerante [v.2]. Discernimento não é bastante sem obediência. Não adianta conhecer a verdade e falhar em não obedecê-la [Tg 1:22]. A desobediência arruína inevitavelmente o discernimento.
4. Siga _________ que Tem Discernimento [Ef 4:14]
Procure líderes que demonstra habilidade de discernir, analisar e refutar a heresia, bem como ensinar as Escrituras com clareza e exatidão. Leia autores que provam ser cuidadosos no lidar com a verdade divina. Ouça pregadores que manejam corretamente a Palavra da Verdade. Deus tem levantado homens com discernimento notáveis em toda a história da igreja. Seus escritos permanecem como fontes de valor inestimável para qualquer que deseje cultivar discernimento eis alguns: Martyn Lloyd Jones, Francis Schafeer, C. Spurgeon, Chales Hodge, Jonathan Edwards, George Whitefield. Os Puritanos [Sec. XVI e XVII] como John Owen, Richard Baxter, Richard Sibbes, Thomas Watson, John Gill. Leia os Reformadores como Calvino e os pais apostólicos como Agostinho. Há bons escritores contemporâneos de boa teologia como Jonh Macarthur, John Piper, Joel Beeke e brasileiros como Augustus Nicodemus, Russel Sheed e Luiz Sayão.
5. Dependa do __________
Por mais que sejam importantes os exemplos humanos, o Espírito de Deus é o verdadeiro Discernidor [Jo16:13, I Co 2:11-15]. A medida em que formos cheios do Espírito de Deus e controlados por Ele, recebemos discernimento.
6. Estude As ___________
O verdadeiro discernimento exige estudo diligente das Escrituras. Este passo é vital. Nem todo o desejo, nem toda oração, até a própria obediência, os bons exemplos e nem mesmo o Espírito Santo lhe ajudarão sem o auxílio da Palavra. Se você quer discernimento precisa estudar diligentemente a Palavra. O discernimento floresce num ambiente de estudo fiel a Palavra [At 20:28-31,32, II Tm 2:15].
7. Continue __________ [II Pe 3:18]
Maturidade espiritual é o processo de aprender a discernir. O caminho para o verdadeiro discernimento é o caminho do crescimento espiritual – e vice-versa. Ninguém alcançará a perfeita maturidade do lado de cá [I Co 13:12]. A maturidade aprimora nossos sentidos espirituais [Hb 5:14] e nos traz estabilidade [Ef 4:14-15]. O caminho da maturidade envolve sofrimento e provações [Tg 1:2-4, I Pe 5:10] inclui disciplina divina [Hb 12:11] e disciplina pessoal [I Tm 4:7-8] mas temos uma rica recompensa [Pv. 3:13-18,21-23], riqueza com um brilho eterno.
Paz a todos!
ResponderExcluirUm complemento para quem não esteve na IBF no domingo passado, as filmagens do "Aulão" encontra-se no meu canal do you tube segue o Link: http://www.youtube.com/user/Djjeffguns?feature=mhum
Que Deus em sua graça, nos capacite do verdadeiro discernimento.