Uma adaptação do sermão de mesmo título de J.C. Ryle (1816-1900)
Cl 3:11
Introdução:
As palavras do texto são curtas, mas elas contêm grandes verdades, são ricas! [Fp 1:21, Gl 2:19]. Essas três palavras são a essência do Cristianismo. Se o nosso coração pode verdadeiramente afirmar, então está tudo bem com nossas almas, se não, podemos estar certos de que ainda temos muito a aprender. Cristo é a mola mestra da fé e da vida cristã. Mas para entendermos e sermos convencidos da plenitude, excelência e centralidade de Cristo e de seu pleno direito em ter o primeiro lugar de tudo em nossa vida, devo apresentar evidências dessa centralidade e supremacia de Cristo. Em que sentido “Cristo é tudo”?
I. CRISTO É TUDO EM TODOS OS CONSELHOS DE DEUS ACERCA DO HOMEM.
(A) Houve uma época em que a Terra não existia, não havia nada criado, montanhas, mar, céus, estrelas para contemplar, nem mesmo o homem com todos os pensamentos elevados que agora ele tem de si mesmo, era uma criatura desconhecida.
E onde estava Cristo, então?
Mesmo assim, Cristo estava "com Deus, era Deus, e era igual a Deus." (Fp 2:6, Jo 1:1) Até então ele era o Filho amado do Pai: "...glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo [Jo 17:5]. Mas ali Ele era o Salvador “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo [I Pe 1:20] ali os crentes foram escolhidos "nele". (Ef. 1:4).
(B) Chegou um momento em que a Terra foi criada em sua ordem atual. Sol, lua e estrelas, mar, terra e todos os seus habitantes, foram chamados a ser [Gn 1]. E, por último, o homem foi formado do pó da terra.
E onde estava Cristo, então?
Ouça o que diz a Escritura: "Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” [Jo 1:3] "NEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra". (Colos. 1:16) “Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; [Hb 1:10].
Jesus, em Sua pregação, sempre tirava lições da criação. Quando ele falou da ovelha, o peixe, as aves, os lírios, a figueira, a videira. Por que tamanha habilidade? Ele falava de coisas que ele mesmo tinha feito.
(C) Veio um dia, quando o pecado entrou no mundo. Adão e Eva comeram do fruto proibido, e caíram. Eles perderam a natureza santa. Eles perderam a amizade e a graça de Deus, e tornaram-se culpado, corruptos, incapazes, os pecadores sem esperança. O pecado veio como uma barreira entre si e Deus no céu.
E onde estava Cristo, então?
No mesmo dia foi revelada ao casal a única esperança de salvação. No mesmo dia em que caíram, foi-lhes dito que "a semente da mulher esmagará a cabeça da serpente", o Salvador nascerá de uma mulher pisará a serpente, oferecendo vida eterna. (Gn 3:15) Cristo era solução, a única para o homem ser salvo. Por Ele todas as almas salvas entraram no céu, e sem Ele ninguém jamais escapou do inferno.
(D) Houve um tempo quando o mundo vivia sobre a ignorância de Deus. Os povos sobre trevas, todas as nações [egípcios, assírios, persas, gregos, romanos] sobre idolatria e o mundo sem o conhecimento correto de Deus Com exceção de um desprezado poucos judeus em um canto da terra, o mundo inteiro estava morto na ignorância e do pecado.
E o que Cristo fez, então?
Ele deixou a glória que tinha desde a eternidade com o Pai, e veio ao mundo para oferecer a salvação. Ele assumiu a nossa natureza, e nasceu como um homem. Como um homem Ele fez a perfeita vontade de Deus, que todos nós tínhamos deixado de fazer: como um homem Ele sofreu na cruz a ira de Deus, que era a nós merecida. Ele trouxe a justiça eterna para nós. Ele nos resgatou da maldição de uma lei quebrada. Ele morreu por nossos pecados. Ele ressuscitou para nossa justificação. Ele subiu aos céus e assentou-se a destra de Deus, e ali ficará até que seus inimigos sejam feitos escabelo de seus pés. E lá ele fica agora, oferecendo a salvação a todos os que virão a Ele, intercedendo por todos os que creem nEle.
(E) Haverá um tempo que virá quando o pecado será banido do mundo. Não haverá maldade, impunidade, o fim do reino das trevas, a criação será restaurada. Haverá um novo céu e uma nova terra, onde habita a justiça, e a terra será cheia do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar. (Rom. 8:22, At 3:21, II Pe 3:13, Is 9:9)
E onde Cristo estará então? E o que ele deve fazer?
Cristo será Rei. Ele retornará a terra, e fará novas todas as coisas. Ele virá entre as nuvens do céu, com poder e grande glória, e os reinos do mundo passarão a ser dele. As nações devem ser dadas a Ele por sua herança e os confins da terra por sua possessão. A Ele todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Seu domínio será um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será jamais destruído. (Mt 24:30; Ap 6:615, Sl 2:8, Fp 2:10,11. Dn 6:14)
(F) Há um dia virá quando todos os homens serão julgados. O mar dará os mortos que estão nele, e a morte e o inferno entregarão os mortos que neles há. As sepulturas se abrirão e os todos os mortos de todos os tempos e lugares serão julgados segundo as suas obras. (Ap 20:13, Dn 12:2)
E onde Cristo estará então?
Cristo será o Juiz. O Pai confiou-lhe o julgamento.
Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; (Mt 25:31-32)
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (II Co 5:10)
Portanto Cristo é tudo, nos eternos conselhos de Deus o Pai, na eternidade passada, na criação, na redenção, no julgamento Cristo é tudo!
Agora você se achará neste julgamento, e olhará para Cristo e Cristo olhará para você. Você que a sua honra, sua reverência e seu respeito bastam para este momento. E só isto o livrará? Se você não honra a Cristo plenamente na honra a Deus. "Aquele que não honra o Filho não honra o Pai que o enviou." (João 5:23).
II. CRISTO É TUDO NOS LIVROS INSPIRADOS QUE COMPÕEM A BÍBLIA.
Em cada parte da Bíblia encontramos Cristo:
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. [Jo 5:39]
Cristo está nas páginas da Bíblia, sua pessoa e seu sacrifício, seu sofrimento e sua glória. Cristo é a chave que nos faz entender as Escrituras. Algumas pessoas reclamam por não entender a Bíblia, a razão é simples, eles não usam a chave. Ela só é um mistério porque não usa a chave, Cristo.
A. Ele era o Cristo crucificado que foi estabelecido em todos os sacrifícios do Antigo Testamento. Cada animal morto e oferecido sobre um altar era um tipo de Cristo Salvador que iria morrer pelos pecadores.
Foi a Cristo a quem Abel olhou quando ele ofereceu um sacrifício melhor do que Caim. Pois ele sabia que sem derramamento de sangue não há remissão de pecado (Heb. 11:4).
B. Ele era o Cristo, a quem Abraão olhou quando ele habitava em tendas na terra da promessa. Ele acreditava que em sua semente, em um nascido de sua família, todas as nações da Terra seriam abençoadas . Pela fé ele viu dias de Cristo, e se alegrou. (Jo 8:56)
C. Ele era o Cristo de quem Jacó falou aos seus filhos, enquanto agonizava.
O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. (49:10)
D. Cristo foi a essência da lei cerimonial que Deus deu a Israel pela mão de Moisés. O sacrifício da manhã e da tarde, o contínuo derramamento de sangue, o altar do holocausto, o sumo sacerdote, a páscoa, dia da expiação, o bode expiatório, todos esses eram tipos e símbolos de Cristo e Sua obra. Foi neste sentido, especialmente que "a lei foi o aio [tutor] para nos conduzir a Cristo." (Gal. 3:24)
E. Ele era o Cristo nos milagres que Deus realizou para seu povo no deserto. A coluna de nuvem e de fogo que guiou o povo, o maná do céu que todas as manhãs descia para alimentar o povo, a água da rocha ferida que se lhe seguiram, todos e cada um eram figuras de Cristo. A serpente de bronze, na mesma ocasião memorável em que a praga de serpentes impetuosas foi enviada para o povo, era um símbolo de Cristo. (I Co: 10:4; João 3:14)
F. Ele era o Cristo de quem todos os juízes, Josué, Gideão, Jefté e Sansão, apontavam como aquele que libertava o povo da escravidão, aqueles da escravidão humana, Cristo o libertador da pior das escravidões, do pecado.
G. Foi Cristo dos quais o rei Davi era um tipo. Ungido e escolhido quando poucos lhe deram a honra, desprezado e rejeitado por Saul e todas as tribos de Israel, perseguido e obrigado a fugir para salvar sua vida, em todas estas coisas Davi representava Cristo. Por isso Cristo é chamado de Filho de Davi.
H. Ele era o Cristo de quem todos os profetas de Isaías a Malaquias falou. Eles viram através de um vidro embaçado. Às vezes, eles falavam de seus sofrimentos, e algumas vezes de Sua glória. (I Pedro 1:11.) Eles nem sempre conseguiam distinguir a primeira da segunda vinda de Cristo. Como duas montanhas que de longe se acham perto, mas de perto possui um vale entre elas. Eles eram, por vezes, movidos pelo Espírito Santo para escrever sobre os tempos de Cristo crucificado, e às vezes do reino de Cristo nos últimos dias. Mas Jesus para eles enchia seus pensamentos e tinha o primeiro lugar em suas mentes.
I. É Cristo de quem todo o Novo Testamento fala. Os Evangelhos é "Cristo" vivendo, falando e movendo-se entre os homens. Atos é "Cristo" pregado, publicado e proclamado. As Epístolas é "Cristo" escrito, explicado e o Apocalipse é Cristo exaltado. Mas em tudo, do primeiro ao último, há apenas um nome acima de todos os outros, e que é Cristo.
Eu devo lhe perguntar amigo, o que é a Bíblia para você? Um livro qualquer, um amuleto, um livro de conselhos morais, ou você tem encontrado Cristo nela. Pois na Bíblia "Cristo é tudo". Pois se Cristo não é tudo na Bíblia para você, então você é como um homem que estuda o sistema solar, e deixa de fora em seus estudos o sol, que é o centro de tudo. Ela não é nenhuma maravilha, se você vê sua Bíblia como um livro maçante!
III. CRISTO É TUDO NA OBRA DE SALVAÇÃO DE TODOS OS CRISTÃOS.
Eu não estou negando a participação da Trindade Santa na salvação de pecador. [I Pe 1:1,2], mas é notório que Cristo é exaltado como redentor. Ele encarnou-se e foi crucificado para oferecer eterna redenção. Cristo é o caminho e a porta pela qual chagamos a Deus. É Cristo a quem o Pai tem dado um povo para ser levado à glória. É Cristo de quem o Espírito dá testemunho, e para quem Ele leva sempre uma alma para o perdão e a paz. Em suma, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude [Cl 1:19]
Ao dizer que Cristo é tudo não desmereço a obra do Pai e do Filho, por que Eles colocam a Cristo como o único caminho de salvação. Agora deixe-me mostrar o que eu quero dizer.
(A) Cristo é tudo que o pecador precisa para sua justificação diante de Deus.
Através dele você pode ter paz com Deus, ter acesso a Ele, sem ficar com medo. Como um pecador mortal pode chegar-se diante de Deus? Como pode ser absolvido ante a um Deus santo?
Não se agarre as suas obras, a sua religiosidade, a sua moralidade para crer que por isso você será justificado.
Nada disto livrará você do juízo de Deus. Pegue qualquer mandamento dos dez e se deixe examinar. Você e eu quebramos e muitas vezes. E diante disto cabe o veredito de culpado e condenado. A única maneira de nos livrar de tal condenação é por meio de Cristo e nossa fé nEle.
O nome de Jesus é o único nome pelo qual obteremos uma entrada através do portão da glória eterna. Se chegarmos a essa porta em nossos próprios nomes, estamos perdidos, não seremos admitidos, vamos bater em vão. Se chegarmos em nome de Jesus entraremos e viveremos.
Ah, não esqueçamos nunca que Cristo deve ser "tudo" para que a alma seja justificada! Temos de nos contentar em ir para o céu como mendigos, salvo pela graça, simplesmente, como crentes em Jesus, ou não seremos salvos. Amigo sem Cristo você está perdido eternamente! Desista de seu orgulho, abandone sua rebelião e dureza, converta-se ao Senhor para que seu pecado seja purificado!
(B) Mas, novamente, Cristo não é apenas tudo na justificação de um verdadeiro cristão, mas é também tudo em sua santificação.
Não menosprezo a obra santificadora do Espírito, mas nenhum homem será santificado a parte de Cristo. Ninguém pode crescer em santidade, exceto se permanecer em Cristo. Não devemos apenar receber Jesus como Senhor, mas andar nEle, arraigados e edificados nEle (Col. 2:6, 7). O verdadeiro caminho para crescer na graça, é fazer uso de Cristo como uma fonte para as necessidades de cada minuto.
Tenho pena de quem tenta ser santo sem Cristo! Seu trabalho é tudo em vão. Você está colocando o dinheiro em um saco furado. Você está despejando água em uma peneira. Acredite você está começando pelo lado errado. Você deve vir a Cristo em primeiro lugar, e Ele vos dará o seu Espírito santificador. Você deve aprender a dizer com Paulo: "Posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece." (Fp 4:13.)
(C) Mas, novamente, Cristo não é apenas tudo na santificação de um verdadeiro cristão, mas tudo em seu conforto no tempo presente.
Uma alma salva tem muitas dores. Ele tem um corpo como os outros homens, fraco e frágil. Ele tem um coração como os outros homens, e muitas vezes uma forma mais sensível também. Tem perdas como os outros, e muitas vezes mais. Ele tem luto, mortes, decepções. Ele tem o mundo a opor-se, um luta contra o pecado, tem perseguições e uma morte para morrer.
E quem é suficiente para estas coisas? O que capacita um crente suportar tudo isso? Nada mais do que "a consolação que há em Cristo". (Fil. 2:1). Ele é o amigo mais chegado que um irmão. Ele pode nos consolar porque ele sofreu, ele conhece como ninguém a dor, o sofrimento, a pobreza, o desprezo! Não há simpatia como a de Cristo. Em todas as nossas aflições Ele está conosco. Ele conhece os nossos sofrimentos. Em todas as nossas dores Ele nos assiste, e como o bom médico, ele não vai permitir uma gota de tristeza em demasia. Cristo é o nosso consolo!
Oh, vocês que querem conforto infalível vá Cristo! Gostaria de consolar a todos e a todos oferecer consolo e conforto, mas não posso, Cristo pode! A riqueza não consola, o saber também. Ó maridos estão desapontados com suas esposas. Ó esposas estão desapontados com seus maridos. Pais estão desapontados com os seus filhos. Filhos estão desapontados com seus pais. Vão a Cristo, o consolador! Experimente o consolo que vem do alto!
(D) Cristo é consolo no tempo presente, mas é nossa esperança no porvir.
Um verdadeiro cristão tem uma boa esperança, quando ele olha a frente; o homem mundano não tem nenhuma. Um verdadeiro cristão vê a luz no horizonte; o homem mundano não vê nada além de escuridão. E qual é a esperança de um verdadeiro cristão? É exatamente isso, que Jesus Cristo voltará, enxugará dos nossos toda lágrima e nos reunirá para sempre em uma família.
Porque é um crente deve ser paciente? Porque ele olha para a vinda do Senhor. Ele pode suportar as coisas difíceis, sem murmuração. Ele sabe que o tempo é curto. Ele espera calmamente para o rei.
Por que devemos ser paciente em todas as coisas? Porque ele espera o seu Senhor para retornar logo. Seu tesouro está no céu: as coisas boas ainda estão por vir. O mundo não é o seu descanso, mas uma hospedaria e uma pousada, pois ele não está em sua casa. Somos peregrinos e forasteiros. Ele sabe que o que há de vir virá logo, e não tardará. Cristo está vindo, e isso é suficiente.
O agora é o tempo, depois o feriado eterno. Agora são ondas de um mundo caótico, depois o porto-seguro. Agora é separação, depois o encontro. Agora é a hora do plantio, e depois a colheita. Agora é a estação de trabalho, depois a recompensa. Agora é a cruz, depois a coroa.
As pessoas falam das suas "expectativas" e esperança para mundo. Nenhum homem tem expectativas tão sólidas como um salvo. Ele pode dizer: "Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa porque dele vem a minha esperança" (Sl 62:5)
Em toda a obra da salvação Cristo é tudo: é nossa justificação, santificação, conforto e esperança. Bendita é alma que sabe disto!
IV. CRISTO É TUDO NO CÉU.
Eu não posso falar muito sobre este ponto. Eu mal posso descrever as coisas invisíveis e um mundo desconhecido. Mas isso eu sei, que todos os homens e as mulheres que alcançarão o céu vão achar que mesmo lá também "Cristo é tudo."
Cristo encherá os olhos de todos que entrarão na glória. Ele estará no meio do trono, e rodeado e adorado por anjos e santos. Ele será a luz daquele lugar. (Ap 5:6,21:23)
Ele será tema central dos cânticos [graças a Deus, pois eu estou cansado de música gospel tola]. Cantaremos lá em alta voz como um coral: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. [Ap 5:12]
O serviço ao Senhor Jesus será uma eterna ocupação de todos os habitantes do céu. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, [Ap 22:3]. Bendito e glorioso serviço, servir um Senhor tão bom e sem fadigar-nos.
A presença de Cristo será um prazer duradouro dos habitantes do céu. Vamos "ver o seu rosto", e ouvir a Sua voz, e falar com ele como um amigo. (Ap 22:4) Ele estará na ceia, sua presença vai satisfazer todas as nossas necessidades. (Sl. 17:15.)
Que doce e glorioso lar será o céu para aqueles que amam o Senhor Jesus Cristo em sinceridade! Aqui vivemos pela fé nEle, temos a paz, embora não O vejamos. Iremos vê-Lo face a face, e achar que ele é totalmente desejável.
Mas, infelizmente, alguns não tem uma fé verdadeira em Cristo, não tem conhecimento real dEle, não o honra, não tem comunhão com Ele e nem o ama e então o que seria o céu para estes? O que você poderia fazer no céu? Não seria nenhum lugar para você. Não seria sua alegria e seu lar!
Espero que eu tenha agora mostrado quão profundo é esta frase: "Cristo é tudo." Eu poderia dizer mais, mas o tempo não permite. O assunto não está esgotado, eu meramente arranhei o verniz! Há muito sobre ser Cristo tudo! Revelando os inúmeros atributos e figura da majestade dEle: Ele é o Sumo Sacerdote, o Mediador, o Redentor, o Salvador, o advogado, o pastor, o médico, o Esposo, o Senhor, o Pão da Vida, a Luz do Mundo, o Caminho, a porta, o Vinho, o Rocha , a Fonte, o Sol da Justiça, o precursor, o Fiador, o Capitão, o Príncipe da Vida, o Amém, o Poderoso, o Autor e consumador da fé, o Cordeiro de Deus, o Rei dos Reis, o Santo, o maravilhoso, o Poderoso Deus, o Consolador, o Bispo das Almas, de todos esses e muitos outros, são nomes dados a Cristo nas Escrituras. Cada um é uma fonte de instrução e conforto para todo aquele que está disposto a beber do mesmo. Mas creio ter dito o suficiente para lançar luz sobre o ponto que quero impressionar as mentes de todos que me ouvirão esta noite.
Creio ter dito o suficiente para mostrar a enorme importância das conclusões práticas com as quais eu agora desejo terminar o assunto:
(1) Cristo é tudo para você, amigo?
Que adianta ser religioso, batizado e não saber nada sobre Cristo. Infelizmente muitos não conhecem Cristo verdadeiramente. Não o conhecem de fato, na experimentaram seu perdão, sua justiça, sua intercessão, seu poder e sua graça. E eu não estou falando de um budista ou um mulçumano, falo de pessoas que se dizem cristã. Para essas pessoas, infelizmente, Cristo não é tudo!
Há muitas pessoas que sabem que Cristo é único salvador, que é o único que pode libertá-lo do inferno e justifica-lo. Mas eles infelizmente eles não se apropriaram de Cristo. Cristo não é tudo para eles. O mundo é tudo, o prazer é tudo, o dinheiro é tudo e poder é tudo, mas Cristo não é tudo!
Amigo saber onde está o pão e até mesmo olhar o pão não saciará sua fome, você deve comer. Olhar o bote-salva vida e não se agarrar a ele não o salvará. Você deve confiar e ser capaz de dizer: Cristo é o meu salvador. Então não espere e nem retarde, venha a Cristo. Ele espera por você e está disposto para salvá-lo. Faça de Cristo tudo! Então deixe todos seus obstáculos pessoais e se converta a Ele.
(2) Cristo é tudo, irmão!
Há verdadeiros cristãos sem desfrutar de paz e progresso na vida cristã por que não consideram Cristo tudo! Não parecem estar conscientes da benção de estar em Cristo e como ele é a fonte de paz, e alegria, força e poder para viver uma vida piedosa, que está em Cristo. Prove que Cristo é tudo.
"Cristo é nossa satisfação ou felicidade que nos capacita a viver em dificuldade. Um cristão em busca de felicidade é uma contradição de termos. O cristão não busca a felicidade; ela chegou até ele em Cristo Jesus.
Nada mais estranho, pois, para um cristão do que buscar a felicidade. Já encontramos a pérola de grande valor (Mt. 13.46). Não vendemos nossa alma por prazeres transitórios de míseras trinta moedas; antes, doamos com gratidão todo nosso perfume, por que nada supera o valor do que temos – Jesus, nossa porção (cf. Mt. 26.6-16)." [Rômulo Monteiro em "A Cilada do Entretenimento" http://www.escolacharlesspurgeon.com.br/result_single.cshtml?group=2&id=97 ]
Portanto, o que eu tenho a dizer a todos sobre Cristo...
Ele é o primeiro e o último, o início e o fim, Ele é o criador de tudo Ele é o arquiteto do universo, Ele sempre foi, ele é e ele sempre será imutável e invencível. Ele foi moído, mas trouxe cura. Ele foi perfurado, mas alivia as dores; Ele foi perseguido, mas trouxe liberdade. Ele esteve morto, mas trouxe avida; Ele reina e traz paz; O mundo não consegue entendê-lo, os exércitos não podem vencê-lo; universidades não podem explicá-lo e os líderes não podem ignorá-lo, Herodes não conseguiu matá-lo, fariseus não conseguiram confundi-lo
Nero não conseguiu destruí-lo; Hitler não conseguiu silenciá-lo, Ele é vida, amor, Ele é bondade, gentileza, zelo, Ele é DEUS. Ele é santo, justo, poderoso, puro; Seus caminhos são corretos, e suas palavras são eternas; Sua vontade não muda, e a sua vida está em mim. Ele é o meu redentor, ele é o meu salvador Ele é o meu guia, ele é a minha paz, ele é a minha alegria; Ele é o meu conforto, ele é o meu Senhor Ele direciona a minha vida. [Extraído do Youtube http://www.youtube.com/watch?v=dHJMhE1wHjE]
Nenhum comentário:
Postar um comentário