Escola Teológica Charles Spurgeon
Prof. Luiz Correia
Plano de Aula
Romanos 11
Paulo inicia Rm 9-11 apresentado o paradoxo da situação de Israel, tendo privilégios permaneceu incrédulos, e isto se deveu não por injustiça divina, mas decorrente da eleição aliado a sua responsabilidade [10:21]. Agora Paulo tratará das implicações da desobediência de Israel.
O capítulo é construído sobre duas perguntas:
1. Deus rejeitou seu povo? [v.1]
Era esperado que Ele assim fizesse, pois estes o rejeitaram. Deus não rejeitou. Eles não são a nação abandonada que aparentam ser. Sua rejeição é parcial, atualmente há um remanescente fiel [1-10]
2. Tropeçaram para que ficasse? [11]
A queda de Israel, longe de ser o fim, será apenas temporária. Até sua transgressão já resultou em bênçãos inesperadas e a providência de Deus haverá de ocasionar muitas outras [12-32]
Em suma a rejeição de Israel não é total e nem definitiva! No presente há um remanescente e no futuro, uma restauração de Israel que reverterá em benção para o mundo.
Tópico 1: Deus não rejeitou seu povo [1-11] [Slides 1-2]
Tópico 2: Razões da não rejeição de Deus para com Israel no tempo presente [Slides 3-5]
Provas
• Prova Pessoal [1]: Paulo era israelita e era salvo.
– O apóstolo utiliza a expressão “da descendência de Abraão” no sentido biológico e racial;
– Paulo tinha pureza de origem israelita a ponto de traçar a própria genealogia (Filipenses 3.5).
• Prova Teológica [1]: Havia outros israelitas que Deus tinha conhecido de antemão (11.2; 8.29).
• Prova Bíblica [2]: Deus reservou pessoas dentre seu povo que permaneceram fiéis como nos dias de Elias (11:2-4).
• Prova Contemporânea [5]: A promessa de um remanescente se cumpre nos crentes judeus (Isaías 10.20-23; Romanos 9.27-28; 11.5).
• O pecado e obstinação de Israel não podem anular a graça salvadora;
• O legalismo não pode deter a soberania da eleição restrita.
Conclusão: [7-10] [Slide 6]
Israel como nação procurou a sua justiça do seu modo [9:31], não conseguiu, mas os eleitos o obtiveram, os justificados pela fé. Os demais foram endurecidos [v.7]. Deus os endureceu [v.8]. Tal como o endurecimento de Faraó, refletindo um processo judicial pelo qual Deus entrega o povo a sua própria obstinação.
• O endurecimento de Israel não era um desvio dos propósitos de Deus, mas parte do seu plano.
– Deus endureceu os israelitas;
– O endurecimento de Israel consistiu na incapacidade de entender espiritualmente a palavra proclamada pelos profetas.
Paulo faz duas citações do AT sobre cegueira espiritual a primeira do v.8 [Dt 29:4, Is 29:10] onde os israelitas estão insensíveis espiritualmente e isto é um juízo divino ao mesmo tempo é uma obstinação do coração pecaminoso. [Citação de C.S. Lewis – Dois tipos de pessoas...]. A segunda é Sl 69 onde uma vitima de hostilidade gratuita ora a Deus para que Ele o defenda e que o julgamento divino caia sobre estes. Aqui Israel é o perseguidor devido sua rejeição a Cristo.
Tópico 3: Riqueza para o mundo [11.11-12]
• O endurecimento de Israel trouxe um benefício para os não-judeus: a expansão do evangelho para outros povos.
• O propósito do endurecimento de Israel não é a queda definitiva do povo escolhido, mas a salvação dos gentios com a certeza da restauração plena do povo de Jacó.
• Os gentios devem aguardar a plenitude dos judeus, porque está sincronizada com a glorificação de todos os povos.
Tópicos 4: Aos Galhos Enxertados [11.13-24]
• Paulo enfatiza seu ministério entre os gentios, levantando a possibilidade de judeus serem também atingidos (11.13-14,25).
• A restauração de Israel traz benefícios aos gentios (11.15-16).
• A atual primazia da graça salvadora sobre os gentios não pode ser motivo de vanglória:
– Deus é que sustenta os salvos;
– O sustento de Deus deve ser motivo de temor;
– Deus rejeitou com severidade a Israel e pode rejeitar os gentios severamente.
– Deus salvou os gentios que viviam sem nenhuma luz, Deus pode salvar os israelitas que vivem incrédulos, apesar de toda luz que receberam.
• Paulo não está tratando de uma perda de salvação individual, mas de uma perda de privilégios dados pela graça salvadora no contraste entre Israel e os povos.
• Apesar disso, a perseverança dos salvos é algo requerido nas Escrituras de todos os salvos individualmente e é descrita como conseqüência natural do recebimento de uma nova vida. [ils. Da mão..]
• Deus garante a perseverança dos salvos, isto é, Deus preserva o crente em santificação. Um dos meios que Deus utiliza é a forte exortação dada pela Escritura, deixando claras suas exigências e seu rigor.
• O cristão autêntico atenderá estas exigências por temor amoroso e fé irrestrita nas promessas de juízo e de recompensa contidas na Escritura.
Tópico 5: O Processo Redentivo
• Deus escolheu Israel
• Israel rejeitou Deus
• Deus puniu Israel
• Israel persegue os gentios salvos
• Deus salvou os gentios
• Deus salvou um restante
• Deus salva Israel
• Deus glorifica os gentios
Tópico 6: Todo o Israel será Salvo [11:25-26]
• Israel: Israel étnico
• Todo: Grande massa do povo judeu
• Salvo: Do pecado, pela fé em Cristo
Tópico 7: Doxologia Intermediária [11.33-36]
• A sabedoria e o conhecimento de Deus são profundamente ricos. Seus juízos são infinitos. Seu conhecimento não foi adquirido.
• Deus é a origem - tudo que existe veio dEle.
• Deus é o meio – todas as coisas existem pela provisão divina.
• Deus é o fim [alvo] – todas as coisas existem para Ele
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