4ª. AULA DE ROMANOS [SLIDES]
Romanos contra o homossexualismo [Romanos 1.26-27]
• O homossexualismo é uma consequência drástica de um processo de degradação e afastamento da verdade
• O homossexualismo não é natural.
• O homossexualismo é o castigo por uma conduta inadequada.
O pecado do judeu legalista e a universalidade da depravação [Rm 2-3:20]
Como entender esta expressão?
• “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.” (Romanos 2:5-8 RA)
• A prática das boas obras leva à salvação?
• Hipoteticamente, é possível ser salvo pelas obras?
• Obras seriam sinônimo de fé?
• As obras seriam uma expressão visível daquele que já tem fé?
• As obras são uma expressão visível da fé.
• A expressão “retribuirá cada uma conforme o seu procedimento” não pode ser entendida do ponto de vista legalista
• No legalismo a salvação é alcançada por mérito próprio, pelas obras.
• No cristianismo, as obras são o resultado natural dos que alcançaram a graça de Deus pela fé (Mateus 7.21; João 14.21, 23-24).
Como os gentios serão julgados se não receberam a verdade pela lei? [Romanos 2.12-16]
• Serão julgados pela verdade revelada sem lei em seu interior.
• Só os que praticarem a lei serão justificados. Uma afirmação hipotética. [v.13]
• Deus gravou sua verdade no coração de todos os homens.
Como os judeus que receberam a lei e a aliança podem ser condenados? [Romanos 2.17-29]
• Receber a lei por tradição e influência cultural não é suficiente. É necessário cumprir a lei.
• Uma obediência superficial da lei não é suficiente. É necessário obedecer à lei de coração.
A vocação dos judeus e o legalismo do judaísmo [Romanos 2.17-29]
• Paulo enumera uma série de títulos e funções dos judeus.
• Como os judeus buscavam uma salvação pelo cumprimento da lei, eles estavam longe daquele ideal.
• Considerando o real rigor da lei, todos são transgressores.
• A confiança judaica no cumprimento da lei não se sustenta na circuncisão exterior. [25-29]
A universalidade da depravação e a justiça que procede de Deus [Rm 3:1-20]
A vantagem do judeu [Romanos 3.1-8]
• Os judeus receberam os oráculos de Deus (9.4-5)
• Quando Deus e o homem são comparados, ressalta-se a justiça de Deus e o pecado do homem.
• O judeu não tem nenhuma vantagem em relação a sua condição de pecador.
• Há e não há vantagem por parte do judeu!
Todos somos pecadores
• Os depravados gentios são culpados! [1:18-32]
• Os hipócritas moralistas são culpados! [2:1-16]
• Os arrogantes judeus são culpados! [2:17-3:8]
A lei possui um papel importante [Rm 3:19-20]
“Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (Rom. 3:20)
“De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo.” (Gál. 3:24)
A justiça manifesta nos eventos do Evangelho [Romanos 3.21-26]
• Esta passagem pode ser considerada o centro da seção (3.21-5.21).
• A passagem possui um tom solene e sua construção esclarece como o evangelho soluciona o problema indissolúvel do pecado do homem.
• O ato de revelação da justiça e da ira se realizou na História do Evangelho.
• “Propiciação” deve ser entendida como sacrifício propiciatório.
• Deus demonstra sua justiça na harmonia que há em seu perdão providenciado pela obra de Cristo.
• A propiciação deve ser entendida como o ato de aplacar a ira de um justo e santo pelos meios que o próprio Deus providenciou para salvar.
• A fonte de nossa Justificação: Deus e sua graça
• A base de nossa Justificação: Cristo e sua Cruz [Redenção e Propiciação]
• O meio de nossa Justificação: A fé [somente]
A TOLERÂNCIA DE DEUS [Rm 3:25-26, At 17:30]
Ninguém pode se gloriar diante de Deus [Romanos 3.27-31]
• A justificação pela fé destrói a vanglória! [v.27]
• A justificação pela fé destrói barreiras raciais! [v.29]
• A justificação pela fé confirma a lei! [v.31]
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