terça-feira, 2 de agosto de 2011

O EVANGELHO E A VERDADEIRA CONVERSÃO [Parte III]

Gl 1:13-24

Introdução:

   A conversão envolve o lado humano e o lado divino, até então temos considerado o aspecto humano na conversão, ou seja, as ações humanas que refletem que ele de fato passou por uma experiência espiritual, chamada conversão. No entanto refletir sobre conversão apenas sob este ângulo é não ter uma compreensão profunda e exata do que é de fato esta experiência. Na realidade o lado humano é tão somente uma resposta, uma reação a interversão divina, mediada pelo Espírito e pela Palavra. A Palavra de Deus é clara em demonstrar que o homem natural [não convertido] acha-se absolutamente morto [Ef 2:1-2] e cego [II Co 4:4], impotente e incapaz por si só de restaurar-se, é aquilo que os teólogos chamam de total incapacidade do homem. Assim a menos que Deus intervenha e opere no pecador este jamais poderá sair de sua condição de morte e de cegueira. Portanto cabe-nos, a luz da Palavra de Deus pensarmos e refletirmos sobre este aspecto a fim de podermos [1] entendermos a natureza da salvação humana [2] e admirarmos mais e mais esta “tão grande salvação” operada pelo Deus trino.

Essa ênfase na ação de Deus é vista na mudança abrupta e dramática ocorrida entre as ações de Paulo e a ação de Deus revelada nos versos 15 e 16, onde o sujeito passa a ser Deus. Foi Deus...Foi Ele, ele agiu, interviu, operou, veio a meio encontro, mudou meu coração, proporcionou tão profunda e dramática mudança.

Paulo esta fazendo um relato de sua maravilhosa conversão e por meio dela ele estabelece um paradigma de conversão, agora ele vai considerar sob uma perspectiva diferente, ele expõe aquilo que em última análise é a origem de sua conversão, ou seja, o que de fato determinou sua conversão. Ela é fruto de uma ação meramente humana, ela é uma tão somente uma experiência psicológica, ou ela tem elementos sobrenaturais determinantes neste processo? Sim, tem! Deus é a causa última da sua conversão!

VI. CONVERSÃO VERDADEIRA É UMA AÇÃO DE DEUS EM MUDAR NOSSAS AFEIÇÕES EM DIREÇÃO A CRISTO. [15-16]

Como Deus processa esta ação?

1. Ela principia-se na eternidade

A iniciativa é Deus, e na verdade tudo começa quando eu mesmo nem existia ainda. Ele já existia no coração de Deus. A salvação inicia-se na eternidade passada. Ela é fruto de um plano soberano de Deus, e não é contemplada como uma questão de sorte, de acidente ou casualidade. Tudo começa em Deus e sua vontade soberana! A salvação é apresentada em termos de eleição. Antes de céus e terra existirem. É para lá que o texto nos levar a contemplar. Antes de tudo, tempo e espaço, no exercício da soberania de Deus em traçar o glorioso plano para o louvor de sua glória! Antes de Paulo existir, de ser concebido, Deus tinha um plano para ele, para criá-lo e redimi-lo para o louvor de Sua glória!  Esta doutrina é apresentada de forma explicita e inferida.

1. Explícita

Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias. [Mc 13:20]

Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. [Mc 13:22]

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. [Rm 8:33]

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. [Cl 3:12]

Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória. [II Tm 2:10]

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, [Tt 1:1]

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,  2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.[ I Pe 1:1-2]

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. [Rm 8:29-30]

E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.  11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),  12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.  13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.  14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! [Rm 9:10-14]

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,  4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor  5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, [Ef 1:3-5]

...nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, [Ef 1:11]

Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. [At 13:48] [ver At 16:14]

Jesus lhes disse: Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia». [Jo 6:35-40]

2. Inferida

Pela condição de absoluta incapacidade humana em seu coração. O homem achava-se acorrentado, preso, cego, distante e endurecido, a menos que Deus operasse não poderia sermos resgatados desta condição. Se ocorreu em seu coração uma mudança, se você passou a deleitar-se em Deus é porque houve um milagre da graça de Deus em sua vida! Deus o amou, não porque você é mais inteligente ou mais sensível, não, mas porque Deus o amou soberanamente, ele fez de objeto do seu amor. Ele não busca o objeto do seu amor, ele o cria!

Deus não saiu a caça de um coração e de repente achou você uma alma tão caridosa, tão bondosa e disse este aqui merece o meu amor! Alguém tão sensível a Deus!  Não Deus o encontrou cego, distante, morto, preso e Ele assim mesmo o amou! Decidiu mudar seu coração e dar-lhe afetos por Ele! Ali Ele fez um transplante em seu coração! A regeneração é monérgica, não sinérgica! É Deus que opera! É Deus! É Deus! A mensagem faz sentido para aquele que crê por que vem acompanhada pelo poder de Deus. Mas porque veio no seu coração e não em outro? Se todos estão sob igual sentença de escravidão e cegueira! Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos! A resposta esta na eleição soberana e graciosa de Deus na eternidade!

Deus no exercício de sua autoridade escolheu para si de uma massa perdida aqueles que iriam receber sua graça, ao fazê-lo não fez baseada nas obras humanas ou na sua presciência. A eleição é baseada na soberania e não em termos de presciência.

Ao invés de tentarmos perscrutar e nos levantarmos contra aquilo que a Palavra de Deus ensina, devemos tão somente nos arrepender e crermos. Se você se arrepender e crer, isto é um sinal de que você faz parte daqueles a quem Deus escolheu!

Deus nos chama a nos maravilharmos com a sua graça, de que a nossa salvação não fruto do esforço humano ou que nós tropeçamos na sorte grande, mas que é um plano maravilhoso de Deus. Cabe-nos a nos arrepender e cremos! Você nunca poderá argumentar que não entrou nos céus porque não foi um escolhido. Você não se converte porque você não o deseja! Porque você não quis. Você sabe que precisa se arrepender, você sabe que precisa amar a Deus, você sabe que necessita seguir a Cristo, mas você não o quer! Você é absolutamente responsável  por saber quem você foi criado, que Ele é santo, e que lá no fundo você não vive uma vida que o agrada e que você sabe que uma dia Ele haverá de o chamar para dar conta de sua vida diante dEle.

E se caso você se apresente diante dele sem a justiça de Cristo você será condenado. É por isso que você será. O que cabe você fazer é se arrepender e crer em Cristo. Você no dia do julgamento final não ousará levantar sua voz e dizer que desprezou a Deus por que foi Deus que assim quis. Não amigo, a razão última é porque você amou o mundo, amou seu pecado e desprezou a oferta da salvação em Cristo Jesus!

Eis um paradoxo da fé: Os que vierem a ser salvos atribuirão a sua redenção exclusivamente a graça soberana e eletiva de Deus; os que vierem a se perderem serão unicamente responsáveis por tamanha escolha!

“A doutrina da eleição é a doutrina é o ensino da Bíblia que Deus escolheu antes da fundação do mundo [Ef 1:4] quem será resgatado do pecado pela fé e assim será salvo imerecidamente e quem não será resgatado de continuar em sua rebelião e portanto perecerá merecidamente” [John Piper]

Se isto nos deixa perplexo, ou seja, para alguns difícil de aceitar, não nos cabe aqui questionar a veracidade da revelação só porque nossas mentes não são capazes de compreender tal verdade. Assim eu não posso e não devo acovardar-me de falar o que a Palavra de Deus diz, pulando texto, esquartejando ou manipulando a mensagem, pois meu compromisso último é com a Palavra e quero e desejo e insisto em ser fiel a ela pregando-a todo o seu desígnio.

A Bíblia não é um livro de contradição, mas é um livro de paradoxos. A Bíblia nos apresenta verdades que aparentemente são contraditórios, mas que é dois lados de uma mesma moeda: Trindade, União das Duas Naturezas de Cristo, Inspiração das Escrituras. [Duas retas paralelas que se tocam na eternidade], Justiça e Amor.

Eis aqui um paradoxo: Os que rejeitam a mensagem de salvação são responsáveis pelo que fazem, mas a Bíblia afirma que aqueles que aceitam a mensagem de salvação o fazem porque o Evangelho chegou aos seus corações de um modo irresistível. A graça os alcançou de tal maneira que este não conseguiu se livrar das garras do amor de Deus, não havia como dizer não!

Saiba acima de tudo que Deus em Cristo o chama para a redenção e Ele o chama para você se arrependa e creia em Cristo. Entregue sua vida a Jesus e ande com Cristo, aguardando que aquilo que parece difícil de entendimento um dia se esclarecerá [I Co 13], aquilo que é enigmático se tornará claro, aquilo que nos deixa perplexo será objeto do nosso culto e adoração, que já deve ser adorado bastando para isto sermos humildes e aceitarmos sua graça em Cristo.

Resumo:

1. A salvação é gratuita e imerecida
2. A salvação é fruto da decisão eterna e soberana de Deus
3. Quando Deus quer salvar, Ele o fará, pois sua graça é irresistível

Aplicação:

Amigo eu espero que você creia assim, embora eu sei que isto é um passo num processo de crescimento espiritual, é uma questão de maturidade. Nós não somos salvos por compreendermos o mecanismo que se realiza o milagre da salvação, somos salvos por crer em Cristo. Mas esta crença longe de provocar angustia ou pânico no coração do crente ela gerará três virtudes básicas:

1. Gera humildade, longe de gerar arrogância, ela gera humildade! Aquele que crê atribui toda glória a Deus!
2. Gera gratidão!
3. Gera segurança, ele sabe que sua salvação esta nas mãos poderosas do Senhor Deus! [Rm 8:29-30]

Esta doutrina nos leva para um mundo de mistério, mas por outro lado nos apresenta uma verdade consoladora: Nós somos o que somos porque na eternidade Deus decidiu nos amar, Deus criou o objeto do seu amor, Deus decidiu torná-lo dEle, você não está neste caminho por que tropeçou na sorte grande, um plano de amor foi elaborado na eternidade para que você pudesse ser salvo!

Não foi Paulo quem escolheu Deus, mas foi Deus quem o escolheu. Paulo recebeu o dom da fé porque Deus o escolheu. E ele não o escolheu porque Deus saberia que ele iria se converter. A eleição divina é incondicional.

2. Ela é fruto do chamado gracioso de Deus [Chamado Irresistível]

Toda conversão é fruto de um chamado. Ninguém se converte porque tem maior capacidade intelectual ou porque tem um coração mais sensível que os demais. A conversão é fruto de um chamado, sem este chamado ninguém se volta para Deus. Não é o homem quem chama a Deus, é Deus quem chama o homem.

No processo de conversão é Deus quem toma a iniciativa. Deus é aquele que vai ao encontro. É aquele que diz a Zaqueu: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”.  É aquele que esta a porta batendo! É aquele que derruba Paulo e o arranca de onde está e o regenera, e o dar um novo coração e o transforma! Ele vai ao encalço do pecador, nunca o pecador toma Deus de surpresa.

Todo gesto e arrependimento, toda fé salvadora é somente uma reação, uma resposta ao chamado glorioso de Deus operado pelo Espirito Santo no coração do pecador. Paulo foi chamado e quais as características deste chamado?

1. É gracioso

É fruto do amor imerecido de Deus. É um ato de sua benevolência. É o poder espetacular fruto do coração divino em tratar com bondade aqueles que não são dignos de tal amor. E não são dignos por causa dos seus pecados. Ao fazer um convite ao qual nós não somos dignos. Irmãos se nossos olhos foram abertos, se temos um novo coração, se fomos salvos tudo isto deveu-se a graça de Deus, tudo isto foi porque Deus nos amou primeiro [C.C 377].

2. É eficaz

Quando Deus chama por sua graça este chamado é eficaz ou irresistível. [Rm 8:29-30] Quando Deus decide salvar um homem é impossível que tal homem resista a este chamado. Por que uma vez que todos os homens estão sob densas trevas espirituais, tomados por um coração endurecidos, não tem olhos, nem ouvidos, sem paladar para Deus, elas podem até dizer que Deus existe, mas não se deleitam, não se alegram em Deus, não tem sua realização em Deus.

Há dois tipos de chamadas:

[a] Uma externa [ouvido/geral] que vem da pregação e exposição da Palavra de Deus, dada a todas as pessoas que entram em contato com o Evangelho.

“Muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.” [Mt 22:14]

[b] E também há um chamado “interior” (ou vocação interna e eficaz) dada pelo Espírito de Deus, o qual opera o novo nascimento. Neste sentido somente o eleitos responderão ao chamado. Daí porque o chamado é eficaz ou irresistível.

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. [Rm 8:30]

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; [Jo 10:27]

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. [Jo 6:37]

Este ensinamento significa que o Espírito Santo de Deus age no coração de um homem de tal maneira que quando ele recebe o chamado de Deus, não pode fazer nada senão obedecer a ordem e vir até Deus.

Spurgeon, pregador batista reformado, tinha uma declaração predileta com a qual costumava finalizar suas pregações: “Já ouvimos o pregador/Que esclareceu a verdade contundente/Mas precisamos de um Mestre maior/Do trono eterno provindo/A aplicação é obra de Deus somente.”

Isso explica porque as pessoas são igualmente chamadas, ou seja, ouvem a Palavra, mas por algum motivo umas são quebrantadas outras endurecidas; umas dizem não outras dizem sim; umas respondem com indiferença outras com devoção.

Parte da reposta se encontra na responsabilidade do homem, os que rejeitam são responsáveis por sua rejeição, amaram mais as trevas do que a luz, amaram mais a glória dos homens do que a Deus, amaram mais sua vida do que a Deus, mas a Bíblia nos apresenta outro lado da mesma resposta, uma verdade estonteante, profunda e maravilhosa, algo paradoxal, não contraditória.

Os que rejeitam a mensagem de salvação são responsáveis pelo que fazem, mas a Bíblia afirma que aqueles que aceitam a mensagem de salvação o fazem porque o Evangelho chegou aos seus corações de um modo irresistível. A graça os alcançou de tal maneira que este não conseguiu se livrar das garras do amor de Deus, não havia como dizer não!

Quando afirmo que o chamado é eficaz ou irresistível não afirmo que este chamado viola a natureza humana, robotiza o homem, arrebenta a liberdade humana, o que afirmo que esta graça é tão maravilhosa, tão poderosa, criativa, sábia, tão fantástica que o homem vem atraído pela graça, mas o vem livremente! Ninguém entrará no reino dos céus contra sua vontade, arrastado por sem querer ir, puxado pelas orelhas [Spurgeon]. Visto que a graça nos convence, nos persuade, ilumina a mente, prepara o coração, muda nossas afeiçoes, opera de tal maneira em mim que meu coração passa a desejar Deus!

É a graça que nos leva a dizer: Para onde irei... Tu és a porção da minha herança, meu cálice, o arrimo da minha sorte, em tua presença a delicias perpetuamente!

É a graça que me concede a esperança de que meu trabalho não é vão. De que embora eu possa domingo  a domingo anunciar o evangelho  bendito de Jesus saber que Deus pode operar soberana e eficazmente no coração do homem e atraí-lo para Si mesmo a fim de que seja salvo. Em sentido último o que determina a vinda de um homem ao reino dos céus é a ação da graça. Não é meu apelo! Não é um clima mecanicamente elaborado, não é um piano de fundo, não é armação humana ou truques psicológicos, é a graça bendita, sublime, maravilhosa e soberana de Deus no coração humano!

Portanto há esperança! Há esperança para o mais e mais endurecido! Há esperança para o maior pecador! Para o maior idólatra, o mais religioso, o mais acorrentado ao adultério, o mais indiferente para com Deus, visto que quando Deus decide salvar ele assim o fará! Eis o meu consolo: Agindo Deus quem impedirá! O que determina é ação soberana da graça no coração do pecador. O amor de Deus é irresistível! Que este amor poderoso opere em sua vida e o arraste a Deus. Que você diga como Paulo: Quando porem ao que me separou...

3. Ela é resultado da revelação sobrenatural de Cristo

Separado na eternidade, chamado no tempo e espaço e este chamado por efetivado mediante a revelação de Cristo. Não há salvação sem Cristo, sem a revelação da pessoa de Cristo. O Pai revelou o Filho em seu coração! Conversão verdadeira implica em um conhecimento íntimo, pessoal e experimental de Cristo.

Conversão não é acreditar em Deus. A luz do NT alguém pode saber que Deus existe e estar perdida. [Tg 2:19].
Também não é um apego a moralidade. A vida santa só pode ser viabilizado por Cristo. Não somos salvos pela imitação de Cristo, mas por Cristo. Cristo não veio ao mundo primeiramente para ser imitado, mas para nos salvar. Então, e só então de sermos salvos por Cristo, a partir do encontro com Ele, onde nossa culpa é tirada mediante a morte de Cristo é que recebemos o poder espiritual e o subsídio em nossa alma para podermos viver uma vida do ponto de vista ético que agrada a Deus. Portanto não podemos pregar a consequência da salvação [frutos] mas a própria salvação [semente].

O que marca a conversão do homem é a revelação de Cristo em seu coração. Ele só passa para uma experiência de novo nascimento quando tem um encontro pessoal com Cristo. Eu não me refiro a um conhecimento histórico de Jesus, ou que depois de um estudo ele chegou a conclusão que Jesus é uma grande alma, um dos maiores seres humanos. Nem tão pouco o fato de ele mesmo asseverar que Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Os demônios possuem este saber!

Então o que é “aprouve revelar seu Filho em mim”. Fala-se mais de um conhecimento intelectual, eu diria visceral, envolve conhecimento intelectual, mas é mais que isto. É alguém ser levado a uma profunda e íntima relação com Cristo, é depender dEle e dEle somente para sua redenção. É se deliciar nEle!

Alguém pode ter um contato com Cristo como um historiador tem com um personagem da história [Napoleão, Getúlio Vargas, John Lennon], mas o contato aqui mencionado por Paulo é mais profundo, que ele chama de revelação de Cristo em seu coração foi algo que abalou sua estrutura, que mudou completamente, que levou a prostrar-se, que levou a uma reviravolta! E a partir daí se afeiçoar [apaixonar] com todo o seu ser por Cristo!

Paulo em função desta revelação passa a ter um profundo amor por Cristo. Ele dirá coisas como: “Logo já não sou eu quem vive...” [Gl 2:19]. Paulo se tornou “intoxicado” por Cristo. A pessoa de Cristo o tomou completamente, sua mente, sua vontade, suas afeições, sua escrita! Veja o amor de Cristo: “Para mim o morrer é Cristo...pois está com Cristo é incomparavelmente melhor”

Amigo, permita-lhe perguntar: Cristo foi revelado assim em você? Você tem profundo afetos por Cristo? Ele é o amado de sua alma? Eu fico inquieto quando vejo que muito dos nossos assuntos, conversas, bate-papo giram em torno de muitas coisas, mas não são cristocêntricos. Amigo, Cristo é o Seu Senhor? Você o ama? Você se deleita nEle?

Pois conversão é uma revelação que o Pai faz do Filho ao nosso coração, que leva nosso coração a uma afeição da pessoa de Cristo! Se seu coração não tiver sido afeiçoado por Cristo você será um mero religioso! Você poderá saber ou até dominar a Bíblia, mas sem essa revelação de Cristo ao nosso coração nada disto terá valor!

Essa revelação produzirá em você um coração devotado ao Senhor. Como de Bernado de Claraval: “Jesus o só pensar em ti enche meu peito de dulçor” Num hino de George Robinson expressa um profundo amor por Cristo: “Amado com amor eterno, Guiado pela graça que o amor conhece...Num amor que jamais pode cessar, Eu sou dEle, e Ele é meu. Para sempre dEle, e somente dEle: Quem separará meu Senhor de mim?”

Charles Wesley repete frequentemente a mesma coisa com palavras como: Jesus amante da minha alma,
Permite-me voar para o teu seio. Ó Cristo, és tudo que eu desejo; Bem mais que tudo em Ti encontro.

Amigo tem você esse amor, esse deleita por Cristo? Se não tem busque ao Senhor! Se sente que seus afetos precisam serem redirecionado a Cristo, ó clame o perdão dEle e o peça que Ele mude e transforme seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário