terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMO A PALAVRA DE DEUS NOS TRANSFORMA

Sl 19:7-9

Introdução:

O salmo fala do ato soberano e gracioso de Deus em revelar-se. Primeiramente [1-6] Deus revelou-se na criação, por meios das coisas criadas, Deus imprimiu aspectos do seu ser. O universo presta-se a gritar: Há Deus! Todos dias e incansavelmente ele testemunha do Criador! Em um linguagem não-verbal, ele proclama, declara, testemunha. Seu testemunho é universal e acessível a todos. Devemos apreciar e observar tal revelação. A harmonia, a beleza, as leis são um testemunho patente de Deus, daí Paulo conclui que por isso os homens são indesculpáveis. Culpa a todos, mas não redime ninguém! Isto é chamado de Revelação Geral. Mas Deus foi mais longe. Descortinou-se mais e mais ainda e nos agraciou com a Palavra, sua Revelação Especial. Então ela canta...[7-11]. Ela a Palavra é viva e eficaz. Como espada pode nos penetrar e nos transformar! Diferente da revelação geral, é profunda, redentora, transformadora.

Lutero disse: “O que o pasto é para o animal, o lar para o homem, o ninho para o passarinho, os penhascos para os repteis, a água para os peixes, a escritura é para a alma dos crentes”.

Assim o alvo deste texto é: Porque a Escritura é a Palavra do Senhor, a comunicação e a revelação de Deus, ela tem vários efeitos sobre nós. Por que e como a Palavra de Deus nos transforma?

O texto é construído sob três estruturas gramaticais: [1] Os substantivos [palavra que designa as coisas] e os [2] adjetivos [palavra que qualifica as coisas] e os [3] verbos [palavra que designa ação].

I.                   A BÍBLA É PERFEITA
                   [Olhando como uma face de um diamante]

a.       Sua Identidade [O substantivo]: A lei do Senhor é o termo que designa a vontade revelada de Deus.
A Palavra é uma espécie de manual sobre o comportamento humano, se você quiser aproveitar a vida no sentido mais pleno devemos nos sujeitar ao manual. 
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: “perfeita” [não impecável, mas completa, integra, totalmente de conformidade com a verdade e com os fatos]. É abrangente e completa e não deixa nada de fora. Ela não carece de ser aperfeiçoada, melhorada ou recauchutada. Ela não caduca! Ela é livre de toda corrupção, sendo perfeita nada pode ser adicionado a ela e nem tirado.
c.       Sua Realização [O verbo]: [indicando o fim, a finalidade] “restaura a alma”. A alma é o ser interior, a pessoal total, o verdadeiro ser. Ela “restaura” ela reconstrói a vida ameaçada ou degradada. O pecado degrada, destrói a alma, a vida, nos afasta de Deus, desestrutura o homem. A Palavra tem o poder de revelar este quadro de miséria como a necessidade imprescindível de nos “converter” ou “retornar” ao Senhor.

Em suma a completude da Palavra carrega o poder de transformar a pessoa totalmente. I Pe afirma que fomos gerados pela Palavra. Paulo afirma em Rm 1:16 o poder transformador dela. E Hb ratifica o poder penetrador e eficaz que a Palavra tem. Nada tem tamanho poder, nem uma filosofia, possui o poder de transformar totalmente a pessoa.

Então quando alguém diz “Não estou interessado em ser transformado”. É porque ela está tão endurecida pelo pecado que não se dá conta da sua condição miserável. Se este é o caso, você não terá interesse pela Palavra.

A Bíblia é destinada para aquele que tem um sentimento de insatisfação com sua vida presente. Que desejam mudar coisas em sua vida. Que entendem que carecem de transformação, que não querem serem escravas de paixões, das circunstâncias, que querem pensar com mais clareza sobre a vida, sobre questões importantes, pessoas que anseiam mudanças e transformações. Tem alguém assim aqui? É você esta pessoa que entende sua absurda necessidade de transformação, que luta com fraquezas [lágrimas] contra o pecado? Há um consolo: A Palavra é o poder que você precisa para lhe restaurar!  Mas se você está satisfeito com o que é – a Bíblia não é para você e você não se voltará a Palavra. Se seu problema é ansiedade, culpa, um vazio na alma, medo, angustia você necessita experimentar o poder restaurador que ela possui!

II.                A BÍBLIA É FIEL [7]

a.       Sua Identidade [O substantivo]: Testemunho fala de apresentar sua própria experiência. Dar-se testemunho em tribunais, na igreja.  Aqui trata-se de Deus apresentar seu testemunho, no caso de si mesmo. Sua auto-revelação. Por que? Porque ele quer ser conhecido! Sem seu conhecimento estamos absolutamente perdidos. [I Jo 5:9 – O testemunho de Deus é mais forte, mais contundente].
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: “fiel” algo que além de ser firme é confirmado, verificado, atestado, comprovado, garantido. Portanto confiável! Ela passa no “teste-drive”. A Palavra é confiável [internet e correntes mentirosas] podemos dar crédito, podemos ter certeza, é palavra segura. A confiabilidade de um testemunho é derivada do caráter da pessoa.
c.       Sua realização [O verbo]: “dá sabedoria aos símplices”. A palavra hebraica traduzida aqui, como símplice, deriva-se de uma raiz que fala de uma porta aberta. O Hebraico usa imagens concretas, diferente do grego que é mais abstrato. Antigo povo judeu descrevia uma pessoa de mente simples [sentido negativo] como alguém que tinha uma cabeça semelhante a uma porta aberta: Tudo pode entrar, tudo pode sair. É uma que não sabe discernir entre o que é reter e o que é recusar. É uma pessoa ingênua, incapaz de avaliar a verdade. É o tolo [Pv 7:7, 14:15, 22:3]. Você já ouviu falar “tenho mente aberta”, ter mente aberta é sinal de ignorância.

Ils. As casas tem porta e estão fechadas, tem-se o olho mágico [câmera/voz] que nos permite avaliar quem devo entrar ou não. Não devemos abrir a porta irresponsavelmente ou mesmo dormir de porta aberta! Portando devemos usar o discernimento! Preciso saber discernir, examinar, julgar, avaliar, ponderar. E a Palavra lhe confere isto! Ela nos confere sabedoria!

A Bíblia nos faz sábio! Até mesmo os tolos! Sabedoria na visão do AT é a habilidade para viver o dia-a-dia. Então a Palavra de Deus tem o poder de transformar uma pessoa ingênua, sem instrução, sem experiência, sem habilidade e muda-la completamente, tornando-a sábia! Que promessa!

Há apenas um documento que neste mundo humano que pode transformar totalmente a pessoa interna e inteiramente para a eternidade e há somente um documento que vai realmente dar-lhe a habilidade de viver a vida ao ponto máximo de ser uma vida abençoada. É a palavra de Deus.

Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.  Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. [Sl 119:98-100]

III.             A BÍBLIA É RETA

a.       Sua Identidade [O substantivo]: Preceitos do Senhor – indica que ela é aplicável aos pequenos detalhes da vida. A ênfase aqui é que ela possui princípios, doutrinas para serem cridas.
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: Reto – Aquilo que é moralmente direito, certo. Conduz-nos ao caminho certo [Sl 119 – Lâmpada...].  Ela é o caminho, a maneira certa de ser andar! E o que ocorre quando estou neste caminho?
c.       Sua Realização [O verbo]: Alegra o coração. A Palavra é o caminho da alegria! [Cl 3:16], Jr 15:16

A maior alegria que podemos ter na vida, é fruto de estarmos fazendo aquilo que agrada a Deus! É uma benção buscar o caminho de Deus, dá alegria! Deus, por sua Palavra, confere satisfação, gozo, mesmo em meio as dificuldades, podemos experimentar. Mesmo a tristeza é uma fonte de alegria [Ils. Testemunho de lutas pastorais e como Deus cuidou de mim em meio a tudo]. Um parto traz dor e alegria.

A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.[Jo 16:21-22]

Não há ninguém no universo que não deseje alegria, paz, sentido e propósito para a vida. Creia ouvir e obedecer a Palavra lhe dará alegria.

Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam![ Lc 11:28]

Deus abençoa a fidelidade e a obediência. Deus oferece o caminho da felicidade. Deus não é um estraga-prazer que viver espreitando nossa vida dizendo não faça isto. Que faz chover no piquenique sonhado. Não! Ele como criador sabe como nós devemos funcionar e o que nos fará feliz em nossa vida. Sua alegria está além do pecado! Está em adorá-lo, amá-lo e obedecê-lo!

IV.              A BÍBLIA É PURA

a.       Sua Identidade [O substantivo]: Mandamento – indica a maneira precisa e autoritativa de Deus de se dirigir a nós. Sua autoridade em nos governar! São seus comandos! A Bíblia não é um livro de sugestões, de boas ideias, boas dicas. São mandamentos do Deus soberano! É nos ordenado a crer!
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: Puro – sem contaminação, sem impureza [Sl 12:6, ver 1-4]. Qual o efeito?
c.       Sua Realização [O verbo]: Ilumina os olhos. Lança luz! Traz compreensão! Os mandamentos são claros, não incompreensíveis! [Hb 5:11]

O cristão mais simples entende coisas que muitos estudiosos não compreendem. Ela me permite ter uma percepção da realidade que nem mesmo o mais profundo intelectual ou filósofo consegue possuir. Ela ilumina principalmente em questões obscuras da vida – a morte, a dor, o sofrimento, a esperança. Imagine um filosofo sendo convidado para confortar uma mulher que está com câncer ou uma mulher que perdeu seu filho. Que esperança ele pode oferecer? Como iluminar, senão pela palavra de Deus, aspectos da vida tão obscuros!

V.                 A BÍBLIA É LIMPIDA

a.       Sua Identidade [O substantivo]: O temor do Senhor [reverência, admiração, adoração]  revela a resposta humana esperada. É a orientação para adorá-lo, relacionar-se com Ele. Ela define adoração e os parâmetros que regem a adoração verdadeira. A Bíblia é manual da adoração! Eis o alvo maior de nossa existência.
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: límpido e permanece para sempre

Ela é isenta do mal, não foi manchada ou maculada pelo pecado. Ela descreve e revela o mal, mas não é tocada por ele. Ela sempre permanece atualizada, não precisa ser revista ou editada, não se torna obsoleta . Tanto na tecnologia [TV, Celular, Carros, Programa são coisas que rapidamente se desatualiza, que envelhece que caduca, que sai da moda] como nas ciências humana os tratados e as asseverações são ultrapassas [Psicologia e os 4 temperamentos], os métodos e as abordagens se reciclam pois são ultrapassados ou substituídos por um outro pensamento, mas a Palavra não. Mas a Palavra permanece atual, imutável e relevante.

VI.              A BÍBLIA É VERDADEIRA

a.       Sua Identidade [O substantivo]: Os juízos do Senhor, aponta Deus como um juiz, que dá veredito. 
b.      Sua Qualidade [O adjetivo]: São verdadeiros e justos!

Em um mundo de mentiras e ilusões, há verdade. A frase, "eles são inteiramente justos," pode ser traduzido - que produz a justiça abrangente. Ela é verdade e seu produto é justiça completa. 
  
Conclusão:

As Escrituras é a lei, o testemunho, os preceitos, os mandamentos, temor e os juízos de Deus. É perfeita, completa, certa, pura, clara e verdadeira, tem o poder de transformar totalmente uma pessoa interiormente confere discernimento e sabedoria, produz uma alegria, ilumina a mente obscura e dura para sempre. Duas implicações finais:

1.  As Escrituras são a Palavra do Senhor, e por isso elas têm efeitos que são melhores para nós do que qualquer outra coisa que você pode ler, assistir ou escutar também. Jornais, revistas, romances, livros didáticos, livros de psicologia ou teologia, televisão, rádio, nada pode ter os efeitos positivos sobre nós do que as Escrituras, porque essas coisas são sempre a palavra do homem, mas as Escrituras são a Palavra de Deus.

Deus te entende melhor do que ninguém. Ele conhece você mais do que qualquer pessoa. Deus compreende a sociedade e os grupos perfeitamente. Deus conhece todos os fatos sobre como o mundo funciona. Deus conhece o futuro. Deus é mais sábio do que qualquer escritor sábio. Deus é mais amigo do que qualquer conselheiro. Deus é mais criativo do que qualquer poeta ou artista. O que Ele Deus diz que será mais útil para nós do que aquilo que mais ninguém no universo tem a dizer. Não se sentar em seus pés e mergulhar as nossas mentes na sua Palavra é loucura e insensatez.

2. Diante das qualidades da Palavra Davi afirma seu imenso valor v. 10, 11. Se você tem uma escolha entre a Palavra de Deus e ouro, escolha a Palavra de Deus. Se você tem uma escolha entre a Palavra de Deus e muito ouro, escolha a Palavra de Deus. Se você tem a escolha entre a Palavra de Deus e muito ouro fino, escolha a Palavra de Deus. A questão é simples. Os benefícios do saber e fazer da Palavra de Deus é maior que tudo que o dinheiro pode comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário