Saudação, Propósito, Texto-Chave e a Ira de Deus Revelada
1. Esboço da Carta
Introdução (1.1-15)
Tema (1.16-17)
Impiedade do homem natural (1.18-3.20)
A justiça imputada (3.21-5.21)
A justiça outorgada (6-8)
A justiça vindicada (9-11)
A justiça praticada (12.1-15.13)
Conclusão (15.14-33)
Recomendação e saudações (16)
2. Quem é o Remetente?
a. Um servo de Cristo:
- Um título asqueroso para os gregos e romanos, mas nobre para os judeus antigos.
- Expressa humildade, um senso de insignificância, sem direito próprio, pertencente a Cristo.
- Um chamado para todo o cristão
b. Um apóstolo de Cristo
- Indica autoridade, privilégio e dignidade em função de ser chamado por Cristo diretamente [At 26:15-18]
- O último dos apóstolos (1 Co 15.9). Viu o Senhor ressuscitado (1 Co 9.1)
- Um chamado especial para um grupo seleto e único
c. Separado para o evangelho
- Consagrado para ser apóstolo como Jeremias o foi como profeta [Jr 1:5, Gl 1:15]
- Convertido e vocacionado simultaneamente
3. Que Evangelho é esse?
- O evangelho é de Deus, não uma invenção humana
- Prometido pelos profetas nas sagradas escrituras
- Acerca do Filho, sua Pessoa e Obra
4. Passagem Temática de Romanos
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1:16-17 RA)
- Envergonhar-se do evangelho é uma tentação real para o cristão (Mc 8:38, 2 Timóteo 1.8).
- “A justiça de Deus” é a condição de justificado concedida por Deus (Rm 10.3; Fl 3.9; 1 Co 1.30; 2 Co 5.21; Romanos 5.17). Ele nos concede o status de justos
- “A justiça de Deus é a iniciativa justa tomada por Deus ao justificar os pecadores consigo mesmo, concedendo-lhes uma justiça que não lhes pertence, mas que vem do próprio Deus” [J.Stott]
- “De fé em fé” é enfático: pela fé, pela fé somente.
- O justo viverá pela fé ou aquele que pela fé é justo viverá? [Hc 2:4, Gl 3:11]
5. A impiedade do homem natural [Romanos 1.18-3.20]
- O propósito desta seção é demonstrar que não há nenhuma possibilidade do homem alcançar a justiça que procede de Deus sem o evangelho recebido por meio da fé.
- Paulo deixa bem claro que, sem importar a origem racial, a quantidade de exposição a luz da verdade, sem importar sua religiosidade e seu padrão moral, o homem é injusto perante Deus.
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